Soft skills: o que são e como identificá-las
Hi Beautis! Soft skills!
Soft skills: o que são e como identificá-las!
As soft skills revolucionaram o modelo de processo de recrutamento e seleção que já conhecíamos. Isso porque ao longo do tempo, os profissionais de RH (Recursos Humanos) perceberam que o conhecimento técnico já não era o suficiente para assegurar a melhor escolha de candidato para preencher uma vaga.
Primeiramente, vamos entender o que são as hard skills. Esse conceito está relacionado às habilidades técnicas de um candidato, ou seja, são competências que podem ser facilmente ensinadas e aprendidas. Como derivam do inglês “habilidades pesadas”, elas têm muito peso no currículo e são imprescindíveis para a execução dos processos da empresa.
São exemplos de hard skills:
– Programação;
– Digitação;
– Fluência em idiomas;
– Conhecimento de softwares específicos, como Word, Excel, etc.
Antigamente, era muito comum que os departamentos de gestão de pessoas e RH confiassem apenas nas hard skills para contratar um funcionário. Afinal, acreditava-se que tudo que alguém precisava para um bom desempenho profissional eram os conhecimentos técnicos relacionados à sua área de actuação. Agora, cada vez mais empresas investem na análise das soft skills antes da contratação.
O que são as soft skills e como identificá-las?
Já as soft skills são conhecidas como habilidades comportamentais, ou seja, que estão muito mais ligadas ao profissional como pessoa e não são tão fáceis de serem desenvolvidas. Essas skills incluem a comunicação interpessoal, persuasão, proactividade, produtividade, comunicação, organização, resiliência, liderança, criatividade e outras características que fazem com que o candidato se destaque no mercado de trabalho.
A análise de soft skills durante o processo de recrutamento e seleção tem muito mais a ver com o comportamento do candidato em situações profissionais. Seu objectivo é garantir que essa pessoa sabe trabalhar em equipe, conseguirá se integrar com o time com facilidade e possui as habilidades de comunicação necessárias para um bom fluxo de relacionamento.
As soft skills podem ser identificadas com a ajuda de algumas técnicas, como por exemplo:
Dinâmica de grupo
As dinâmicas de grupo são muito comuns no processo selectivo porque ajudam os recrutadores a avaliar o comportamento dos candidatos. Ao propor uma situação de conflito que pode acontecer na empresa, você consegue testar as habilidades de resolução de problemas dos envolvidos e ver como eles agem quando precisam trabalhar com outras pessoas.
Além do trabalho em equipe e actuação sob pressão, você consegue observar a postura dos candidatos, a forma como eles se comunicam com os seus colegas e a natureza de liderança de cada um deles.
Testes de personalidade
Os testes de personalidade realizados durante a seleção também ajudam a identificar as soft skills nos candidatos. Eles podem ser realizados no método tradicional, em papel, ou optimizados com a ajuda de um software de recrutamento e seleção.
Além de ajudar a analisar as soft skills do candidato, os testes de personalidade também são uma óptima forma de analisar a compatibilidade do profissional com a cultura organizacional para aumentar as chances de que ele seja, de fato, a melhor escolha para preenchimento da vaga.
Aplique avaliações de desempenho
Mesmo após a contratação do candidato, é essencial que você acompanhe o seu desenvolvimento dentro da organização. Para isso, uma boa ideia é aplicar avaliações de desempenho periódicas.
Com esse modelo, você consegue analisar o desenvolvimento das hard e soft skills, identificar pontos de melhoria e aplicar planos de ação que ajudem no desenvolvimento de carreira do candidato.
Lembra-te de que és responsável não apenas pela escolha dos profissionais, mas também por garantir que ele está integrado dentro da organização e pode desenvolver as habilidades de forma a virar um profissional cada vez melhor.
Agora, que tal compartilhar o artigo nas redes sociais e deixar um comentário no espaço abaixo com a tua sugestão de tema para as próximas semanas? Obrigada!
Poderás ter interesse: Como divulgar o meu blog.
Um comentário
Vintage Girl
Adorei ? . Acho que cada vez mais as soft skills são valorizadas, com tanta gente á procura de emprego as empresas querem perceber qual é a pessoa que trás o pacote mais completo.