Rotina de Beleza Coreana
Cuidados do rosto,  Destaque

Rotina de Beleza Coreana – Tudo sobre os 10 Passos

Hi Beautys! Rotina de Beleza Coreana!

Rotina de Beleza Coreana – Tudo sobre os 10 Passos!

Quando falamos de costumes e hábitos em torno do planeta Terra, falamos de discrepâncias e de muita heterogeneidade. No que se prende aos cuidados de beleza não se podia espectar que fosse diferente. Se por aqui nesta região do globo não podemos afirmar que os homens estão atentos à indústria dos cosméticos, já em alguns países da Ásia é exatamente o oposto. Quando falamos da Coreia do Sul, falamos do pais que mais gasta em cosméticos, e os homens fazem a sua rotina de beleza Coreana com o mesmo afinco que as mulheres.

Tendo em consideração esta realidade, a industria dos cosméticos na Coreia do Sul é imensa e por consequência super agressiva. Existem marcas muito boas e inventem imenso em inovação e desenvolvimento. Para que possamos entender melhor, podemos afirmar que as marcas Coreanas de cosméticos estão a anos de luz comparativamente às marcas Ocidentais. Dada esta conjuntura os Coreanos levam muito a sério a sua rotina de skincare, esta é composta por 10 passos.

Antes de mais, gostaria de te alertar para algo muito importante. A rotina de cuidados de pele é algo muito especifico. Cada pele é uma pele, e por outro lado a nossa pele é o nosso maior órgão. Ela sofre alterações por via das nossas alterações hormonais, estado emocional, natureza da nossa alimentação, quantidade de água que ingerimos, entre inúmeros fatores que fazem com que a nossa pele esteja sempre a mudar.

Apesar de o método Coreano ter 10 passos, não significa que os façamos todos os dias e todos de seguida. Existem passos que só são efetuados na rotina de skincare noturna. E por outro lado, existem passos que apenas fazemos de vez em quando, 2 vezes por semana, por exemplo.

Se te preocupas com a tua pele, e se gostas de manter saudável e luminosa, de certeza que vais gostar de saber mais acerca deste conceito. Como sabes, a rotina de cuidados de pele das Asiáticas é bastante rigorosa, e fazem-se valer de uma rotina completa e dos melhores ingredientes, tecnologia e produtos. É de noite que a nossa pele, o nosso maior órgão, se regenera. É de extrema importância, ter a pele bem limpa e hidratada nesta altura do dia. Para que durante as horas de sono, a pele de restaure e usufrua dos melhores ingredientes possíveis.

Outro ponto que considero muito importante, é esclarecer que estes 10 passos não têm que ser realizados numa base diária. A Rotina de Beleza Coreana é apenas um cronograma que nos ajuda a entender a importância de cada passo e a sua ordem.

1º Passo – Cleansing Oil | Óleo de limpeza facial

O Cleansing Oil é um óleo de limpeza facial. Para explicarmos melhor do que se trata este produto, gostaríamos de falar da dupla limpeza usada na skincare Coreana. Este método utiliza dois produtos para limpar o rosto, o primeiro produto é à base de óleo, e o segundo produto é à base de água. Quando estamos a falar de limpar a pele falamos de diferentes impurezas, e algumas delas só saem mesmo com um produto que seja à base de óleo, estes são: resíduos, oleosidade da pele, maquilhagem, protetor solar e impurezas mais profundas. Já o produto à base de água, como é o sabonete facial remove outro tipo de sujidade, tais como: suor e impurezas.

Neste seguimento, a grande vantagem de utilizar o Cleansing Oil é que o mesmo remove ambas as sujidades, sejam elas removidas com um produto à base de água ou óleo. O passo de limpeza é o passo mais importante, independentemente do teu tipo de pele, ou se estivermos a falar da tua rotina diurna ou noturna.

2º Passo – Sabonete facial com PH baixo | Water based cleanser

Após o uso de um produto à base de óleo é então o momento de usares um gel de limpeza. Tenta optar por um que tenha o PH baixo e que seja gentil para a tua pele. Lava bem o rosto, e não te esqueças do pescoço.

Rotina de Beleza Coreana

3º Passo – Esfoliantes Químicos x Físicos

A esfoliação facial permite que faças uma renovação celular mais rápida. Pois estarás a eliminar as células mortas. Por consequência, irás ajudar a tua pele a libertar-se das células que já cumpriram o seu papel. Assim sendo, a tua pele irá renovar a pele desta camada mais superficial da pele. Por outro lado, a esfoliação facial, ao remover as células mortas irá ajudar a que os produtos que apliques a seguir consigam penetrar melhor na pele.

As melhoras na pele são rápidas de serem observadas e como falámos supra, a esfoliação irá trazer muitos benefícios na renovação celular, e na boa penetração de outros produtos de beleza, tais como, cremes, séruns, essências e máscaras. Vejamos alguns dos benefícios: Controlo da oleosidade; Aumenta a luminosidade da pele; Diminui as manchas; Remove as células mortas; Deixa a pele mais lisinha; Otimiza os tratamentos de pele, Melhora a renovação celular. Caso tenhas interesse em conhecer melhor os Esfoliantes Químicos temos artigo aqui no blog.

4º Passo – Tonificar a pele

Para além de ser um cosmético com propriedades especificas, ajuda a remover todas as impurezas que com a lavagem não saíram. O passo de aplicares o tónico facial deverá ser logo a seguir à lavagem do rosto e antes da aplicação do creme hidratante. Uma pele bem limpa ajuda a que a mesma seja mais premiável à absorção dos produtos. Caso os poros estejam obstruídos e sujos, essa tarefa é mais difícil.
Os tónicos podem ser mais inócuos ou ter um propósito mais especifico. Durante muitos anos muitas mulheres usavam a água de rosas como tónico facial. Este, para além de limpar bem a pele após a lavagem, irá tonificar e remover alguma impureza que tenha resistido à lavagem. Todavia, caso tenhas a pele mista a oleosa poderás usar, por exemplo, um tónico que tenha a função de fazer uma esfoliação química. Por outro lado, caso tenhas a pele mais sensível, poderás aplicar um tónico facial que acalme a pele. O mesmo se aplica a uma pele seca. Existem tónicos com propriedades hidratantes que ajudam a reforçar a hidratação da pele.
Como vimos supra, uma pele com poros obstruídos e sujos, dificilmente conseguirá absorver as propriedades dos teus produtos. Assim sendo, uma boa limpeza e uma pele tonificada fará toda a diferença.

5º Passo – Essência

O 5º passo dos cuidados de pele é a essência Coreana. Se és como eu e adoras sheet mask, pensa que a essência é exatamente o o liquido que está nestas máscaras faciais. Porém, estamos a falar de passos distintos, à luz dos passos Coreanos.

A essência é um concentrado que promove com que a pele fique bem hidratada, húmida e macia. Se tiveres a pele seca vaia adorar. Todavia, todos os tipos, ou estados de pele, tiram imenso partido deste passo. É um passo que tanto encontramos na rotina de dia como de noite. Regra geral, promovem a boa renovação das células de uma forma natural, aumentam a elasticidade firmeza e luminosidade.

A aplicação de uma essência irá atribuir mais nutrientes à pele, e por outro lado, prepara a pele para receber o hidratante, que vem logo a seguir. v
Depois de teres o rosto limpo, aplica a essência diretamente nos dedos. Regra geral, os séruns vêm com um conta gotas ou mesmo em spray. Depois dá umas pancadinhas suaves no rosto de forma a que ajudes à melhor penetração dos produtos na tua pele. Para que as pancadinhas sejam com a intensidade certa, aconselho que uses o dedo anelar e o dedo do meio. Não arrastes o produto pela tua pele, apenas espalha com as batidinhas. Não te esqueças da região do pescoço. E evita tocar com o conta gotas nos dedos. Rotina de Beleza Coreana

6º Passo – Tratamento

Este passo visa a aplicação de um principio ativo que estejas a usar. Podemos incluir aqui ampolas por exemplo. Estes produtos visam algum tratamento, como eliminar manchas, tratar a acne, entre outros. Caso uses algum ácido, como por exemplo ácido salicílico ou retinol, é nesta altura que o deves aplicar. Rotina de Beleza Coreana

7º Passo – Sheet mask

Estas máscaras aderem à pele, e como estão totalmente embebidas a absorção dos princípios activos é potenciada e, portanto, mais eficaz. Todavia, nem todas as máscaras têm a mesma finalidade, podem ter vários intuitos, como por exemplo: hidratar, reparar, reafirmar, matificar, ajudar a combater o acne, dar luminosidade à pele, restaurar e pele, entre outros. Rotina de Beleza Coreana
E posso usar todos os dias? Depende do teu tipo de pele e das tuas necessidades. Mas numa primeira análise diria que não! Evidentemente que não invalida que as uses dias seguidos caso tenhas uma necessidade muito especifica, e limitada no tempo. Por exemplo, estás com a pele mais seca por estares mais exposta ao frio. Não há problema em fazeres estas máscaras todos os dias, mas deve ser algo pontual e espaçado. As Máscaras de Tecido Para o Rosto são um verdadeiro miminho que damos à nossa pele. Rotina de Beleza Coreana

8º Passo – Creme de olhos

Sabemos que a região dos olhos merece um creme especifico para esta zona. Mas nem sempre estamos bem elucidados do motivo. A verdade é que a pele desta zona é diferente do resto do rosto, é mais fina e mais sensível. É também onde os sinais de envelhecimento aparecem primeiro. Assim sendo, a aplicação regular de um creme de olhos, irá prevenir que estes sinais apareçam cedo demais. Rotina de Beleza Coreana
É importante aplicar um creme de olhos com regularidade e que seja indicado para o nosso tipo de pele e idade. Outra coisa muito importante é aplicá-lo corretamente. Por isso, toma nota de algumas dicas que te irão ajudar no momento em que o aplicas, vejamos:

Tipo de pele – É importante que escolhas um creme de olhos indicado para o teu tipo de pele. Verifica se tens a pele seca, oleosa, ou mista.

Idade real da tua pele – Existem vários tipos de pele madura por exemplo, uma pele com 45 anos poderá ser considerada madura, mas aos 75 será ainda mais. Porém, podes ter 30 anos, mas a tua pele necessitar de cuidados de uma pele de 25. É importante que faças esta avaliação, pois se usares um creme muito potente sem necessidade, quando realmente precisares dele, ele não será tão eficaz.

Duas vezes por semana poderás fazer a aplicação de Patches para Olhos. Desenvolvidos pela cosmética Asiática, podem ter vários ingredientes, uns de pano e outros de gel. O seu desenho encaixa na perfeição na zona das olheiras. Porém, podem ser usados noutras zonas, como no bigode chinês ou mesmo nas linhas de expressão da testa.
Nada se pode comprar a este artigo. São embebidos em essências e ingredientes ativos para serem deveras eficazes e potentes. Existem patches para várias finalidades, que podem ser por exemplo: reduzir sinais de envelhecimento, ativar a circulação na zona, tonificar, regenerar a pele, eliminar papos, neutralizar a cor escura da olheira, entre outros.

Rotina de Beleza Coreana

9º Passo – Hidratar

Todas as peles precisam de ser hidratadas. Com o passar dos anos vamos perdendo algumas capacidades, e usar um bom creme irá ajudar sem dúvida, a teres uma pele saudável e de boa aparência. Repor a água que perdemos ao longo do dia é muito importante. Seja a ingerir água ou a usar um produto que nos ajude nesse sentido, como usar ácido hialurônico. Caso não hidrates a tua pele, ela ficará com carência de água, logo ficará seca. Uma pele seca é muito propensa a quebrar, ou seja, a criar rugas.

10º Passo – Protetor solar

A nossa pele está exposta às radiações fora e dentro de casa. Na rua estamos expostos ao sol, mesmo em dias onde o céu tem muitas nuvens. E em casa recebemos dos computadores, e outros écrans. Por isso, é deveras importante protegermos a nossa pele destas radicações. Caso não o façamos, a nossa pele irá envelhecer mais rápido devido aos radicais livres. Para ajudares a tua pele, poderás usar Vitamina C ou produtos que tenham antioxidantes. A Rotina de Beleza Coreana dá extremo valor a este passo!

Este último passo refere-se à rotina de cuidados de pele diurna, porém, se estivermos a falar na rotina de noite, gosto de terminar com a aplicação de um óleo facial. Pois desta forma os produtos que apliquei anteriormente não irão evaporar com tanta facilidade. Por outro lado, Muitas pessoas que têm a pele oleosa, ou mista, recusam à partida o uso de óleos.

No que se prende a este tema, aquilo que eu penso, é que deverás sim ter alguns cuidados, caso a tua pele seja mista a oleosa. E procurar óleos menos pesados, como óleo de rosa mosqueta. Vejamos em que situações este óleo é francamente eficaz: nos tratamento de queimaduras; cicatrização de pontos cirúrgicos; atenua o aspeto de cicatrizes antigas como as estrias; ulcerações; assaduras; psoríase e dermatoses na pele; previne o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento; atenua rugas; tem um forte poder de hidratação da pele, entre outros. Óleo rosa mosqueta é uma excelente opção.

A Rotina de Beleza Coreana é um cronograma que tem o intuito de te ajudar a construir a tua própria rotina de cuidados de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho
Seu carrinho está vazio =(
Continuar comprando
0