photo 1457530378978 8bac673b8062 1
Alimentação, desporto e bem-estar

Planta Moringa e os seus benefícios

Hi Beautis! Planta Moringa e os seus benefícios!

Planta Moringa!

Esta semana vi no telejornal da SIC uma reportagem com um ervanário de 99 anos. Fiquei deliciada com este senhor. Esta matéria foi desenvolvida na rubrica A Idade é Para Meninos. José Salgueiro, um ervanário e poeta, de 99 anos, advoga que as plantas podem curar todos os males. Fiquei inspirada e estive a estudar mais sobre o tema. Hoje vamos falar da planta moringa.

Planta Moringa

A moringa é uma planta com origem na Índia, e é considerada por muitos biólogos e botânicos um verdadeiro milagre da natureza. É utilizada para diversos fins gastronómicos e medicinais. É considerada também, uma esperança, no combate à fome no mundo. A moringa é extremamente rica em vitaminas e sais minerais, ela possui 7 vezes mais vitaminas C do que a laranja, 4 vezes mais cálcio do que o leite, 2 vezes mais a proteína do iogurte, 4 vezes mais cálcio do que a banana.

Vitaminas e proteínas da moringa

Possui 27% de proteína, e mais ferro do que o espinafre. Possui vitaminas A, B, C, E e beta carotene, minerais fósforo, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio, e zinco.

Outras utilidades da moringa

Uma outra utilidade interessante da moringa que quase ninguém conhece, é o tratamento alternativo de água, a moringa permite um tratamento económico, com baixo custo agregado em localidades que não possuem o tratamento de água convencional. A moringa vem demonstrando de forma promissora, sua eficiência na purificação da água, estudos comprovam que ela permite a purificação da água em até 93% de eficácia.

Planta Moringa

Como consumir a moringa? Sugestões de uso da planta

Existem várias formas de se consumir a moringa, a sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva, por ser a única planta conhecida que floresce o ano todo, é também considerada melífera, ou seja, própria para criação de abelhas, seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes, recomendam seu plantio para extracção de biodiesel, das suas sementes. Além disso, as sementes verdes, podem ser cozidas como feijão, quiabo ou soja e servidas na forma de salada.

Pratos e bebidas feitos com a moringa

Das flores é feito um prato apreciado na Indonésia, chamado Makansufa, as folhas são fritas em óleo de coco e depois imersas em leite de coco. São acompanhadas com arroz ou milho. As folhas e flores podem ser consumidas em vitaminas ou sumos, ou com outros legumes como a beterraba, a cenoura, ou frutas. Também é usada para chás. As vagens novas, podem ser cozidas, são parecidas com espargos ou vagens de feijão. As batatas das raízes também podem ser consumidas, são semelhantes ao rabanete.

Planta Moringa

Importância da moringa

A moringa tem uma infinidade de utilidades, e é por isso, que é considerada uma planta milagrosa, além de combater a fome, ser rica em nutrientes, minerais, ela também trata a água. Por isso a moringa é considerada importantíssima, e de um valor inestimado para a sociedade, especialmente em países mais pobres.

Onde comprar: Fiz uma pesquisa rápida e encontrei no Celeiro. Uma embalagem com 63 gramas e 30 cápsulas custa 19,37€. Caso vivas no Brasil podes comprar na A terceira idade.

Planta Moringa

Acne, pontos negros, poros dilatados e anti envelhecimento

O azeite das sementes de moringa são extraídas da árvore que tem o mesmo nome. Este azeite é muito rico em fito nutrientes e os benefícios na pele e cabelo são rapidamente comprovados. Este azeite das sementes de moringa são óptimas para curar a acne. Elimina com facilidade pontos negros e manchas na pele. Se sofres com os poros dilatados e tentas resolver isso com um primer antes da maquilhagem, experimenta aplicar este azeite todas as noites antes de ires para a cama.

O azeite de moringa rejuvenesce a pele até aos tecidos mais profundos. Ajuda a combater o anti envelhecimento e pele flácida. Este azeite é riquíssimo em antioxidantes e ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

Planta Moringa

Moringa nos cabelos

O azeite das sementes de moringa é usado pelas nossas ancestrais. Esta planta limpa os fios em profundidade e trata o couro cabeludo. Podes aplicar o azeite directamente nos fios e cabeça e deixar actuar por 30 minutos. Se fizeres este tratamento com alguma regularidade, rapidamente te darás conta que o teu cabelo ficará substancialmente mais saudável e bonito. A moringa trata ainda a caspa e elimina e retarda o aparecimento do cabelo espigado.

O azeite de moringa é usado de uma forma transversal na saúde e beleza. É um potente anti-inflamatório e anticéptico. Podes aplicar em feridas como cortes na pele. Se és como eu e se sofres com as picadas de mosquitos experimenta aplicar o azeite localmente. Fiz uma pesquisa e encontrei à venda nos seguintes locais: Cebanatural; eBay.

Planta Moringa

Poderás ter interesse: Canela retarda o envelhecimento e Óleo de coco na cozinha.