Como criar um blog: guia passo a passo
Hi Beautis! Como criar um blog!
Como criar um blog: guia passo a passo!
Muitas vezes recebo muitas perguntas relacionadas com a criação e manutenção de um blog. Vou respondendo aqui e ali e acabo sempre por sentir muitas dúvidas da vossa parte! Em primeiro lugar fico muito entusiasmada com a vossa vontade em iniciar um projeto como este. Por isso, a partir de agora vou ajudar-vos com esta temática! Vamos começar com o mais básico, e vamos cada vez mais entrar em pormenores que circulam este tema de como criar um blog.
O que é um blog?
Desde que surgiram plataformas onde é permitido criar um cantinho teu, pessoas de todas as áreas iniciaram estes projectos nas mais variadas áreas. Na Internet podes encontrar blogues de tudo e mais alguma coisa: moda, beleza, culinária, viagens, minimalismo, lifestyle, fotografia… Basicamente um blog é um local teu na Internet. Um espaço onde tu tens toda a liberdade expressão.
Dás a utilidade que entenderes ao teu blog, podes partilhar alguma coisa que gostes de fazer, partilhar pensamentos, ou usá-lo como um suporte de negócio.
Qual a melhor plataforma?
Gostava que me tivessem ajudado nesta vertente quando comecei o meu blog em 2011, pois na altura fiz uma escolha que não foi a melhor, mas nada de grave, anos depois consegui encontrar o caminho certo. A plataforma que te poderá fornecer mais ferramentas e um aspecto mais profissional é sem dúvida o WordPress. Este sistema é open source, ou seja, desenvolvimento através de contribuições de pessoas de todo o mundo. É intuitivo e muito fácil de utilizar. Podes utilizar facilmente o WordPress sem saberes nada de programação ou design!
Na altura, em 2011, eu iniciei o meu blog no Blogger, que é um sistema oferecido pelo Google, aprendi muito, até em código eu mexi, mas passados 5 anos percebi que esta plataforma não me permitia escalar para projectos mais sérios. Então, e como nada é irreversível, fiz a migração do meu blog em blogger para o WordPress, que é este onde tu estás agora!
Para poderes perceber melhor, vou fazer uma analogia, imagina que o teu blog é o teu telemóvel, quando tens alguma necessidade instalas uma aplicação certo? O WordPress funciona exactamente da mesma forma, existem plugins de tudo e mais alguma coisa. É só instala-lo e tens uma nova ferramenta no teu blog, um bom exemplo é o e-commerce.
Como criar um blog sem gastar muito dinheiro?
Bom, podes gastar apenas uma média de 6€ por ano apenas. Aliás, podes gastar zero euros, pois há muitas plataformas gratuitas, como o WordPress e o blogger, mas aconselho-te a comprares pelo menos o teu domínio.
O que é domínio e alojamento?
O domínio é a tua morada, o teu endereço. Por exemplo, a minha morada é neuzamariano.com, mas podia ser neuzamariano.blogspot.pt
Teres um domínio significa que compraste aquela morada e mais ninguém a pode ter. Porém, na minha opinião é muito mais que isto, é um sinal que este teu cantinho é importante, e que aquela morada é proprietária.
Já o alojamento é onde tu guardas as tuas coisas, as tuas imagens e texto por exemplo. Podes usar um alojamento gratuito ou pago. Quando crias um blog, seja no blogger ou no wordpress, podes usar o alojamento fornecido por estas plataformas sem pagar nada.
Qual a diferença entre um alojamento gratuito e pago?
A diferença é muito fácil de explicar! Quando estás a usar um alojamento grátis o teu blog nunca te pertence na realidade, pois estás a usar espaço que não é teu! Se ocorrer algum problema informático, corres o risco de perder o teu blog. As regras do jogo podem mudar a qualquer momento sem teu consentimento, pois não tens nenhum controle. Já num alojamento pago estás a colocar as tuas informações num local, à partida, mais seguro. E desta forma o blog é teu, é proprietário.
Tema do teu blog
É importante que o teu blog seja um reflexo teu! Aqui vais partilhar algo sobre ti, por isso, escolhe um tema que gostes realmente. Podes ter um blog onde partilhas o teu estilo de vida saudável, onde ensinas receitas fit, e falas sobre desporto. É um tema muito procurado hoje em dia e desta forma vais ter uma audiência que te vai seguir e receber inspiração da tua parte. Porém, existem muitos mais nichos atractivos que podes explorar.
Nome do blog
Pensa muito bem no nome do teu blog. Reúne pessoas próximas e convida-as a fazer um brainstorming com a finalidade de escolher um nome que te represente e que seja de fácil decifrar por outras pessoas.
Como começar?
Simplesmente faz o login na tua plataforma e escreve! Não fiques à espera que as condições perfeitas se reúnam! Conheço muitas pessoas que ficam constantemente à espera que uma série de factores se instale, mas ao fim ao cabo nunca fazem nada, pois são perfeccionistas e isso acaba por bloqueá-las! Não deixes que isso te aconteça! Começa! Faz o teu primeiro artigo!
Não te esqueças de comentar e dar sugestões de temas que gostasses que fossem abordados nesta temática.
Espero muito que este conteúdo te tenha sido útil.
Se há algum tema em que tens dúvidas, não te esqueças de partilhar comigo que eu posso escrever sobre isso e ajudar-te!
24 comentários
Guida Guardado
Grata pela partilha! Quando iniciei o meu blog fiquei indecisa quanto a que plataforma usar, mas acabei por escolher a wordpress e acho que fiz uma boa escolha. É bom voltar a ler certas coisas sobre como iniciar um blog, por isso achei o teu post bastante interessante. 🙂
Neuza Mariano
Que bom Guida!
Na minha opinião fizeste a melhor escolha!
O wordppress tem imensos plugins que te ajudam conforme as tuas necessidades!
Muitos beijinhos
MUAH*
Joana
Adorei as dicas e o post em si. Muito bem organizado e com conteúdo de qualidade. Recomendas algum site para o domínio? Beijocas
Neuza Mariano
Olá querida Joana,
Que bom que gostaste e que te foi útil.
Eu tenho o meu domínio e alojamento na PTWS.
Um grande beijinho querida!
Andreia
Adorei o post Neuza!
Eu escolhi o blogger à uns anos e realmente não estou muito contente.. Mas nos próximos tempos penso em alterar a situação. 😉
Beijinhos
Neuza Mariano
Olá querida Andreia,
Fico mesmo feliz por te ter sido útil.
Estive no blogger 5 anos, foi bom, aprendi muito, mas agora precisava de mais.
Muitos beijinhos
MUAH*
Marisa Cavaleiro
Bom post, mesmo a propósito andei a fazer modificações no meu blog, e este artigo foi muito útil, mas já agora coloco uma questão onde é que se paga para ter um domínio? A quem nos dirigimos na net?
xoxo
marisascloset.blogspot.com
Obrigada pela visita…
Neuza Mariano
Olá querida,
Eu gostei muito do teu blog, está mais clean.
Para o domínio e alojamento entras em contacto com uma empresa que faça isso, uma. Procura no google: comprar dominio
Muitos beijinhos
MUAH*
Tânia Silva
Muito útil querida
Beijinhos
Neuza Mariano
Que bom fofinha
Angela Santos
Gostei tanto mas tanto deste post!
Uma das minhas principais dificuldades é saber qual o melhor caminho a seguir enquanto blogger e como melhorar e destacar-me.
Um beijinho e muito obrigada pela partilha
https://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/
Adriana R.
Excelente artigo! Recentemente comprei o meu domínio e estou muito contente. 😀
Beijinhos
Neuza Mariano
Parabéns Dri
Melissa Sousa
Adorei as tuas dicas, quem me dera tê-las tido quando criei o blog 🙂
Beijinhos,
Melissa Sousa
UMA MUDANÇA (MUITO) RADICAL
Neuza Mariano
Fico mesmo feliz
Ana Castilho
Um post elucidativo e muito útil! 🙂
Um beijinho,
https://myheartaintabrain.blogspot.pt/
Neuza Mariano
Muito obrigada Ana
Carina
Obrigada por partilhares criei o meu blog a 1 semana e estava muito confusa criei o meu no blogger mad vou mudar com sugeriste.
Vou deixar o nome do meu blog bora cuidar do nosso cabelo para veres se estou no caminho certo preciso de criticas construtivas
Neuza Mariano
Claro que sim querida
Qual é o teu blog?
Miriam Curado
Olá Neuza,
Foi necessário (re)ler este artigo 4 vezes até por mãos à obra… Iniciei mais blogs do que os que posso contar e a verdade é que desanimava sempre, eu fazia um Blog, mas tinha vergonha de dizer que tinha um Blog… Até cheguei a criar “identidades secretas” para ninguém perceber que era eu que tinha escrito…
Desta vez fiz tudo diferente! Ainda não consigo sentir orgulho no meu blog mas também não me envergonho dele, porque é o reflexo de mim ❤️
Muito obrigada ❤️?
Deixo aqui o link para dares uma espreitadela se quiseres ?
https://vidaemtonsdesalmao.wordpress.com/
Neuza Mariano
Olá fofinha,
Isso é perfeitamente normal.
Na altura que criei o blog, era comum serem anónimos.
Fico mesmo feliz que o artigo te tenha ajudado.
Um grande beijinho
Rita Santos
Olá Neuza
Adorei o post, muitas dicas úteis. Eu quero criar o meu próprio blog asap e já tinha percebido que o wordpress seria a melhor plataforma, mas estou a ter muita dificuldade em perceber como o crio gratuitamente, não me parece nada fácil, se calhar tenho visitado os sites e blogs errados para me orientar, podes-me aconselhar?
Beijoca
Neuza Mariano
Olá querida Rita!
Claro que posso ajudar!
Quais são as tuas dúvidas em concreto?
Muitos beijinhos
MUAH*
Ana Beatriz Pereira Martins
A sério Neuza és incrível nestas tuas dicas, tudo explicadinho para ser super fácil!!
Novo post:
Beijinhos ♥