Ácido Salicílico – Como usar e Para que Serve – 8 Dicas!
Hi Beautis! Ácido Salicílico!
Ácido Salicílico – Como usar e Para que Serve!
Hoje vamos falar sobre o ácido salicílico e das suas enormes vantagens para quem tem a pele mista ou oleosa. Estes tipos de pele caracterizam-se por serem peles que produzem uma quantidade de oleosidade desequilibrada. Regra geral, esta produção de óleo é mais intensa na zona T, testa, nariz e queijo. Como estes tipos de pele produzem este excesso de óleo os poros da pele acabam por ficar obstruídos. Como não existe uma boa drenagem dos mesmos, acabam por acumular o sebo. O que resulta em acne, borbulhas e pontos negros.
1 – O que é o ácido salicílico
É um beta-hidroxiácido que traz muitos benefícios para a pele, em especial pele mista a oleosa. O seu uso regular traz vantagens como uma pele mais fina. Ajuda ainda que bactérias e fungos se instalem na pele. Por isso é tão benéfica para quem sobre de acne. Ajuda ainda a controlar a produção de oleosidade e reduz a inflamação. Outra das suas grandes vantagens, é que o ácido salicílico tem a capacidade de penetrar no poro e de dissolver o sebo. Porém, para que isto possa suceder, é importante usar este ácido com regularidade.
2 – Tem poder de esfoliar a pele?
Sim! O ácido salicílico esfolia a pele, por isso a mesma se torna mais fina. A sua aplicação regular irá ajudar a que a pele faça uma renovação celular mais rápida. Este ácido remove as células mortas e por outro lado, estimula à produção de células novas. Este processo ajuda a tornar o grão da pele mais fina e a melhorar as imperfeições da pele.
3 – Para que tipo de pele o ácido salicílico é mais indicado?
Para pele mista a oleosa. Pelo seu efeito anti-inflamatório, e de eliminar as concentrações de sebo. Por outro lado, como foi mencionado supra, este ácido tem a capacidade de controlar a produção de oleosidade. É por isso, um excelente ácido para ser usado por pessoas que tenham problemas de acne.
4 – Que produtos posso encontrar com ácido salicílico?
Hoje em dia podemos encontrar vários produtos com este ácido. Desde gel de limpeza, tónicos, séruns, essências, cremes diários e ampolas puras.
5 – Tenho manchas na pele, o acido salicílico poderá ser benéfico?
Pode sim! Tendo em consideração que este acido ajuda a eliminar as células mortas e por consequência activa a renovação celular. Quando falamos de uma pele com manchas, sejam elas causadas pela idade ou pelo sol, este acido traz muitas vantagens. Nestes casos será importante o uso de produtos que ajudem também a clarear a pele. Pois após a pele estar preparada pelo ácido salicílico, será uma excelente oportunidade para fazer uso de clareadores.
6 – Este ácido será apropriado como um anti-idade.
Tendo em consideração que este ácido ajuda na renovação celular, sim! Porém, no que se prende a ácidos anti idade aconselharia antes o uso do retinol. Este sim, traz mais benefícios no que se prende ao envelhecimento da pele.
7 – Como devo usar o ácido salicílico?
É aconselhável que a introdução deste ácido seja feita de uma forma gradual. Isto é, na primeira semana que o vais usar é aconselhável que o uses uma a duas vezes por semana. Caso a tua pele não fique sensível, na próxima semana já poderás aumentar a frequência. Deverás usar este ácido na tua rotina de cuidados de pele nocturna. Isto porque, pode acontecer a que a tua pele demostre sinais de sensibilidade, e caso o uses durante o dia terás a tua pele exposta a mais fatores externos, como sol, luzes, poluição, entre outros.
8 – Que ácido salicílico usar?
Para que efetivamente este acido possa fazer aquilo que promete à tua pele é de extrema importância que escolhas um produto que tenha essa capacidade. Este ácido para resultar deverá ter cerca de 2% de ácido salicílico na sua composição. Assim sendo, aconselho o sérum de acido salicílico da marca Revolution Skincare. Deverás usa-lo então na tua rotina de cuidados de pele nocturna. Logo após lavares o rosto, e antes de aplicares o teu creme de noite.