Teletrabalho
Decoração

Teletrabalho: 6 Dicas Para ter Um Ambiente Produtivo

Hi Beautis! Teletrabalho!

Teletrabalho: 6 Dicas Para ter Um Ambiente Produtivo!

O teletrabalho já não é novidade para muitos trabalhadores. Muitos trabalhadores, seja por conta própria, ou com conta de outrem, vêm nesta modalidade, uma forma de rentabilizar o seu tempo, como outros recursos. Trabalhar a partir de casa é uma realidade que já estava em ascensão, porém, com esta situação que o nosso planeta está a atravessar, aquilo que se previa a nível de avanço tecnológico nos próximos três anos, acorreu em apenas um mês. A verdade é que é para aí que estamos a caminhar, para um mundo mais tecnológico e por consequência mais digital.

As empresas que não estavam no digital, viram-se obrigadas a migrar para o online, para assim garantirem expandir o seu negócio, e para que seja mais adaptado às novas necessidades. Por outro lado, muitas pessoas reinventaram-se e entenderam que não precisam de estar alocadas a um escritório longe de suas casas. Numa vida que tem sido tão agitada, a possibilidade de trabalhar a partir de casa, trouxe uma nova realidade com mais tempo para aquilo que realmente importa.

Já trabalho a partir de casa, em teletrabalho, portanto, há cerca de 4 anos, por isso, decidi escrever este artigo para que te possa ajudar no sentido de teres um ambiente ideal para que possas ser produtivo. Vamos então às dicas.

Teletrabalho

1 – Cadeiras de escritório

Sempre trabalhei com aquilo que tinha em casa. Às vezes usava uma cadeira da sala de jantar, outras vezes a cadeira da mesa da cozinha, mas desde que investi numa cadeira de secretária, a minha postura mudou radicalmente. Trabalho em frente ao computador, e na maioria das vezes a minha postura não era a mais correcta. Na maioria das vezes nem dava conta do quão mal sentada estava. Mas a verdade é que depois sentia dores nas costas. Por isso, é imprescindível que tenhas uma cadeira na qual te sintas inteiramente confortável. E que a mesma promova uma boa e correcta postura.

2 – Secretária minimalista

A tua secretária deve ter mesmo os objectos que necessitas para trabalhar. E estes serão determinados por ti, tendo em consideração aquilo que necessitas. No meu caso tenho o portátil, um caderno de notas, uma caneca com algumas canetas, a minha garrafa de água, e pouco mais. Regularmente faz uma limpeza à tua secretária, pois é normal que comeces a acumular objectos desnecessários.

3 – Ambiente agradável

Da mesma forma que é muito importante trabalhar num ambiente agradável, em tua casa essa regra deve-se manter. Procura um local onde não tenhas a interferência de mais nenhum ambiente. Tenta separar os ambientes, de forma a que te sintas realmente no teu escritório.

4 – Lua natural

A luz é importantíssima! Trabalhar num ambiente um pouco escuro pode ser traiçoeiro na medida em que poderás sentir mais cansaço e sono. Para além, da luz promover um bom ambiente, a luz natural põe-nos mais felizes e bem dispostos.

5 – Plantas e flores

Ter um ambiente natural promove automaticamente o nosso bem estar. Existem algumas ervas e plantas que estimulam o nosso cérebro, e que nos ajudam a ter mais foco e concentração. Algumas delas são: o alecrim, a centelha asiática e o manjericão.

Teletrabalho

6 – Decoração

A decoração é importante na medida que a mesma te poderá fazer sentir mais ou menos confortável no local. A mesma deverá ser minimalista, sem muitas distracções, e com espaço para realizares as tuas tarefas. Evita ter muita coisa perto de ti, pois parecendo que não, cria confusão mental e desconforto.

Há pouco tempo gravei um video para o YouTube de título: Dicas para trabalhar em casa – 8 Dicas! Acredito que estas oito dicas te possam ajudar muito. Pois trabalhar em casa tem as suas especificidades. Todos os constrangimentos que possas ter ao trabalhar em casa, pensa que será porque estás numa fase de transição. Estás a viver uma nova realidade, e com tempo tudo irá ao lugar. Com o tempo irás também desenvolver as tuas Soft skills, e melhorar de dia para dia. Tira o melhor partido do Teletrabalho!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *