Salada Tailandesa
Alimentação, desporto e bem-estar

Salada Tailandesa – Papaya Salad

Hi Beautis! Salada Tailandesa!

Salada Tailandesa – Papaya Salad!

Há sítios neste nosso planeta Terra, em que a experiência é imensa e muito sensorial. É o caso da Tailândia, a sua gastronomia tem muito para oferecer. É uma comida completa e bastante transversal. Os tailandeses fazem uso na sua cozinha de raízes, leguminosas, cogumelos vários, especiarias, legumes, aromáticas. Como base da sua alimentação têm o arroz e os noddles de arroz. Esta receita que temos para te apresentar hoje, é precisamente um prato típico. Por isso, neste artigo trago-vos uma das minhas receitas preferidas: Salada Tailandesa: Papaya Salad.

Como já falamos anteriormente, a cozinha Tailandesa é bastante variada, muito colorida, e a sua preparação é feita com muito rigor, como se se tratasse de uma tarefa deveras nobre e especial. Dos pratos mais conhecidos destacamos o Pad Thai e o Arroz frito em ananás. Esta salada de papaya verde é dos pratos mas conhecidos, e irás encontra-lo, certamente, em qualquer restaurante Tailandês em qualquer parte do mundo, porque realmente imprime bem o ADN da cozinha Thai.

A maior parte das saladas Tailandesas são feitas dentro de um pilão enorme. Digo que é enorme porque até ter vindo à Tailândia, estava habituada a ver este objecto em tamanho consideravelmente mais pequeno. A não ser em Cabo Verde, que também usam um pilão grande para o milho.

Papaya Verde – 300 gramas

1 – O primeiro passo é descascar a papaia verde. Inicialmente tirando a casca. O segundo passo será transformar a papaia em pequenas tiras fininhas e compridas. Para que o possas fazer podes cortar a papaia como costumamos cortar a cebola em quadradinhos. Mas em vez de a cortares em duas direcções opostas, corta apenas em uma, e desta forma a papaia ficará em tiras fininhas. Depois de cortares a papaia introduz as tiras dentro de água gelada, desta forma ficará mais estaladiça. Deixa estar na água gelada por 5 minutos.

2 – No segundo passo vamos precisar dos seguintes ingredientes: 2 dentes de alho; malagueta a gosto; 2 colheres de sopa de açúcar de palma; uma colher de sopa de camarão desidratado e seco; 3 colheres de sopa de amendoins; 5 tomates pequenos; 2 grão a metro; uma colher de sopa de molho de peixe; uma lima, e uma colher de sopa de sumo de tamarindo.

3 – Agora sim, podes escorrer a água fresca onde deixaste a papaia verde. Deixa-a repousada em papel toalha de cozinha para que fique seca, e sem excesso de água.

4 – Agora entra o pilão, caso não tenhas este artigo de cozinha poderás usar um recipiente como uma bacia de plástico por exemplo. Então, dentro desta bacia coloca: os alhos e o picante e amassa ambos os ingredientes com uma colher. Adiciona o açúcar de palma e volta a amassar. Adiciona o feijão a metro cortado em pequenos pedaços e volta a amassar. Adiciona o camarão desidratado, metade da quantidade de amendoins e volta a amassar. Adiciona o óleo de peixe e o molho de tamarindo. Adiciona o sumo da lima, e a coloca a casca espremida também dentro da bacia e volta a amassar, desta forma dará mais aroma.

5- Por último adiciona as tiras da papaia verde e os tomates cortados. Envolve tudo com muito cuidado. Coloca tudo num prato e adiciona mais amendoins no topo. Papaya Salad é um prato refrescante por causa do tamarindo e da lima, mas super picante.

Salada Tailandesa

 

 

Por último queremos dar-te uma dica de um Ralador de legumes que te poderá auxiliar a cortar os legumes desta forma, e frutas também.

Tem três formas diferentes de cortar legumes e frutas. Ralar, cortar e picar. Sem dúvida um pequeno artigo de cozinha que facilita em muito o processo que é cozinhar. E para fazeres a papaya salad de certeza que ajudará muito a cortar a papaia no ponto certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0