Óleo de Rícino - 8 Benefícios no Cabelo e Pele
Cosmética Natural

Óleo de Rícino – 6 Benefícios no Cabelo e Pele

Hi Beautis! Óleo de Rícino!

Óleo de Rícino – 6 Benefícios no Cabelo e Pele!

O óleo de rícino é um óleo extraído das sementes de uma planta medicinal, esta tem o nome de Ricinus communis. Este óleo é muito rico em propriedades medicinais, e é amplamente utilizado na cosmética. A sua regular aplicação na pele e no cabelo traz imensos benefícios. O óleo de rícino tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Tem componentes como os ácidos graxos, como o ácido ricinoleico, que é exclusivo desta planta. Encontramos ainda o ácido oleico, ácido linoleico e ácido linolênico, ácido palmítico e ácido esteárico, sais minerais e vitamina E. Neste artigo vamos analisar em que situações o óleo de rícino traz benefícios.

1 – Nas pestanas

Caso tenhas as pestanas fracas ou até com pouca densidade, poderás aplicar todos os dias este óleo nas tuas pestanas. Poderás aplicar umas gotas do óleo nos teus dedos e depois aplicar nas pestanas. Caso tenhas uma escova de pestanas também é interessante penteares as pestanas com o óleo. O óleo fará uma estimulação dos bulbos capilares o que promoverá o seu bom crescimento. A aplicação constante deste óleo na base das pestanas vai torná-las fortes. Regra geral os efeitos aparecem após 7 dias de aplicação, e para que os resultados se mantenham, convém manteres o tratamento durante 3 meses.

2 – Óleo de rícino no shampoo

Os benefícios deste óleo no cabelo são bem famosos, para além de evitar a queda do fio, ajuda a dar mais brilho e a crescer mais saudável e mais rápido. A técnica de aplicar o óleo no shampoo não é nova, e até tem o nome de sampoo bomba. Para fazeres o teu basta usares estas medidas: Para cada 200 ml de shampoo usar uma colher de sopa do óleo de ricínio. Depois é só agitares bem a embalagem e usar o shampoo normalmente. Para que esta mistura seja mais eficaz, convém que o teu shampoo tenha vitamina A.

3 – Como óleo de umectação

Usar óleos no cabelo traz muitos benefícios para o couro cabeludo e comprimento. Para isso, deverás fazer a aplicação de óleo com alguma regularidade. Esta pratica vai evitar que o teu cabelo fique ressecado e sem brilho. Quanto mais o cabelo é seco mais deve receber umectação com óleos. Com o cabelo seco começa por fazer a aplicação do óleo pelas mechas do teu cabelo. Faz a aplicação com as mãos e no sentido de cima para baixo. Assim estarás a fechar as cutículas do fio, e evitarás que elas fiquem vulneráveis às agressões externas. Deixa actuar pelo menos 1h e depois lava normalmente.

4 – Na pele do rosto

Regra geral a nossa rotina de cuidados de pele à noite é mais complexa do que a rotina diurna. Pois é nesta altura que devemos fazer alguns passos que não são apropriados de dia. Porém, após fazermos a aplicação dos produtos à noite os mesmos irão evaporar da nossa pele, e a mesma só conseguirá absorver parte deles. Assim sendo, para que possas evitar este desperdício, no final da aplicação dos teus cremes aplica uma camada fina do óleo de rícino. Desta forma, os teus produtos não irão evaporar, e a tua pele conseguirá absorver mais os seus componentes, precisamente, devido à camada protetora do óleo. Um umectantes retêm a humidade na pele, assim, evita a perda de água através da camada externa da pele.

5 – Combate à caspa

O óleo de rícino tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo. Caso tenhas caspa ou tendência para ter, faz a aplicação deste óleo na tua raiz. Deixa actuar no mínimo 1h hora e depois lava normalmente. O ideal será aplicares antes de dormir, para que o produto possa actuar durante a noite.

6 – Nas cutículas

Caso tenhas as cutículas secas ou difíceis de domar, experimenta aplicares este óleo regularmente. O ideal será à noite. Aplica o óleo na zona e faz uma pequena massagem.

Óleo de Rícino - 8 Benefícios no Cabelo e PeleExistem imensos óleos no mercado, mas é deveras importante que o mesmo seja extraído corretamente, e que toda a sua cadeia de valor proteja a integridade do óleo. Só assim o mesmos será tão eficaz como aquilo que se espera. O óleo de rícino que eu uso é da loja Notino, é de uma marca de cosmética natural, Dr. Feelgood BIO and RAW. A sua embalagem é de cor âmbar, uma cor apropriada para proteger as propriedades do óleo.

Um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *