Máscara de Cúrcuma
Cosmética Natural

Máscara de Cúrcuma – 6 Receitas Caseiras

Hi Beautis! Máscara de Cúrcuma!

Máscara de Cúrcuma – 6 Receitas Caseiras!

Desde cedo conheci os benefícios da cúrcuma, ou do açafrão da Índia, como chamamos em Portugal, ou açafrão-da-terra no Brasil. Todavia, foi aqui na Ásia que me deparei com o seu real valor. As especiarias na Ásia são muito usadas, e o seu uso não é limitado. Encontramos especiarias por toda a parte, seja num ritual de casamento, nas pinturas faciais, na gastronomia, na saúde, e na cosmética! Fiquei deveras impressionada como fazem uso a cúrcuma de uma forma tão sagrada! Os seus benefícios são imensos, e a sua eficácia irrepreensível. Como por aqui somos amantes de cosmética natural, e acreditamos que estas matérias primas são mais eficazes sem transformações, trazemos-te receitas caseiras, muito simples de fazeres em tua casa, e com aquilo, que muito possivelmente tens na tua cozinha.

A cúrcuma na Ásia é muito usada como pura medicina, como remédio. E na beleza é dos ingredientes mais usados, isto porque, o seu principal activo, a curcumina tem poderosas propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias. Traz excelentes resultados em casos de acne, pois é anti inflamatório. Tem acção calmante e curativa. Por outro lado, é muito eficaz a atenuar e a eliminar manchas na pele. É um excelente anti oxidante, o que ajudará a reparar sinais de envelhecimento.

Máscara de Cúrcuma

1 – Máscara de Cúrcuma com Soro Fisiológico

Esta máscara é bastante simples, e irá ajudar muito a manter a tua pele limpa e sem impurezas alojadas nos teus poros. Sentirás bons resultados caso tenhas a pele oleosa e com acne. Numa taça coloca uma colher de sobremesa da tua cúrcuma e vai adicionando soro fisiológico, até que se forma uma pasta. Aplica este preparado no teu rosto com os dedos ou com um pincel. Aplica em todo o rosto, inclusivamente na região dos olhos e no pescoço. Deixa actuar durante 20 minutos e depois remove com água corrente.

2 – Máscara de Cúrcuma com Óleo de Coco

É uma excelente máscara para todos os tipos de pele. Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação, caso não o faças, ela irá produzir mais sebo. Por isso, não tenhas qualquer receio em usar óleos na tua pele. Devido à sua acção anti-bacteriana e anti-inflamatórias irá ajudar muito a restaurar o equilíbrio natural da tua pele. Numa taça coloca uma colher de sobremesa da tua cúrcuma e vai adicionando o óleo de coco, até que se forma uma pasta. Aplica este preparado no teu rosto com os dedos ou com um pincel. Aplica em todo o rosto, inclusivamente na região dos olhos e no pescoço. Deixa actuar durante 20 minutos e depois remove com água corrente.

3 – Máscara de Cúrcuma com Mel

O mel é outro ingrediente cheio de imensas propriedades. É usado desde as civilizações antigas para curar feridas profundas e para hidratar a pele. Se tens a pele mista, está máscara de cúrcuma e mel é a mais indicada. Numa taça coloca uma colher de sobremesa da tua cúrcuma e vai adicionando o mel, até que se forma uma pasta. Caso o preparado fique muito espesso, podes juntar umas gotas de água ou mesmo de soro fisiológico. Aplica este preparado no teu rosto com os dedos ou com um pincel. Aplica em todo o rosto, inclusivamente na região dos olhos e no pescoço. Deixa actuar durante 20 minutos e depois remove com água corrente.

4 – Máscara de Cúrcuma com Lima ou Limão

O limão aqui nesta receita tem um papel fulcral. Irá funcionar como um poderoso adstringente. O que limpará a tua pele em profundidade. Por consequência, reduz substancialmente a aparência dos poros, a pele oleosa, e sobretudo, tem um efeito clareador. O que significa que ajuda a reduzir manchas. Esta máscara deverá ser aplicada só à noite, pois o limão ou a lima, são foto sensíveis, e se expuseres a tua pele ao sol, poderás apanhar manchas.

Máscara de Cúrcuma

5 – Máscara de Cúrcuma com Aloe Vera

Esta máscara poderá ser aplicada em qualquer tipo de pele. A aloe vera é um cacto que é conhecido pelo seu alto poder cicatrizante e calmante. Por isso, caso tenhas a pele muito sensível, esta poderá ser a melhor receita para a tua pele. Numa taça coloca uma colher de sobremesa da tua cúrcuma e vai adicionando o aloe vera, até que se forma uma pasta. Caso o preparado fique muito espesso, podes juntar umas gotas de água ou mesmo de soro fisiológico. Aplica este preparado no teu rosto com os dedos ou com um pincel. Aplica em todo o rosto, inclusivamente na região dos olhos e no pescoço. Deixa actuar durante 20 minutos e depois remove com água corrente.

6 – Máscara de Cúrcuma com Iogurte

Esta máscara é transversal e bastante ecléctica. Podes usar independentemente do teu tipo de pele. Traz muitos resultados a eliminar a acne, clareia a pele deixado-a luminosa e com o seu equilíbrio natural restaurado. Numa taça coloca uma colher de sobremesa da tua cúrcuma e vai adicionando o iogurte, até que se forma uma pasta. Caso o preparado fique muito espesso, podes juntar umas gotas de água ou mesmo de soro fisiológico. Aplica este preparado no teu rosto com os dedos ou com um pincel. Aplica em todo o rosto, inclusivamente na região dos olhos e no pescoço. Deixa actuar durante 20 minutos e depois remove com água corrente.

A cúrcuma também é uma excelente matéria prima para se esfoliar a pele, para além de limpar em profundidade, as suas partículas são muito pequenas e nada agressivas. O que permite fazer uma micro esfoliação, o que será óptimo para as peles mais sensíveis. Na Tailândia este ingrediente está presente em muitos produtos de beleza. O Esfoliante tailandês de cúrcuma equilibra a pele, retardando sinais de envelhecimento e manchas na pele. Também traz bons resultados em casos de melasma.

É importante que uses nestas receitas ingredientes naturais e orgânicos. Só alcançarás os resultados pretendidos caso a qualidade dos ingredientes seja irrepreensível. Existem falsificações de várias especiarias, especialmente da cúrcuma e do açafrão pelo seu alto valor comercial.

2 comentários

  • Avatar

    Catarina Sofia

    Fiquei bastante tentada a experimentar mas por exemplo, açafrão dar marca branca do Pingo Doce não atingirá o efeito pretendido, certo? Tem que ser mesmo uma de qualidade?

  • Avatar

    Beatriz Matos

    Olá , algo bastante curioso a experimentar e de se gastar pouco dinheiro. Diz-me , se juntar-se o mel depois tem algum efeito de esfoliante ? Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *