Fronha de Cetim
Cabelo,  Bloggers convidados

Fronha de Cetim – Benefícios para Pele e Cabelo

Qual de nós nunca acordou com a cara cheia de marcas da fronha da almofada? Ou com o cabelo todo embaraçado? O problema pode estar na fronha da almofada em que dormes!
Não é segredo que a posição como dormimos é importante para a saúde da nossa pele e dos nossos cabelos. Na verdade estamos a dormir um terço do nosso dia! Dormir numa superfície rugosa de algodão pode irritar a pele, ressecá-la e comprimi-la durante horas sem que nos apercebamos. Estima-se que os melhores tecidos para deitar o nosso rosto sejam a seda ou o cetim.

Qual a diferença entre a seda e o cetim? E qual escolher?

Não são comparáveis porque o cetim não é uma fibra natural, como a seda, mas sim uma forma de entrançar uma fibra. Os tecidos usualmente utilizados para produzir cetim são uma combinação de fibras sintéticas como o poliéster, o rayon, o nylon ou mesmo seda. O cetim caracteriza-se por ser brilhante de um lado e baço do outro.
O cetim é muito mais barato que a seda, mas se só estiver interessada em fibras naturais é melhor escolher seda. O cetim pode garantir praticamente os mesmos benefícios que a seda, dependendo da forma como é entrançado.

Como escolher e quais os benefícios de uma fronha de seda?

As fronhas de seda são frequentemente recomendadas por dermatologistas. Uma fronha de seda deve ser 100% seda de amoreira. Deve ter um momme (relação entre gramas e metros quadrados) entre os 19 e os 22. Os preços são um pouco elevados. A seda natural é um bom isolante térmico, ajudando a manter-se fresca no Verão e relativamente quente no Inverno. É naturalmente hipoalergénica e é resistente a mofo, bolor (fungos) e ácaros.

Quais os benefícios?

A seda é superior ao algodão porque as fronhas de algodão tendem a absorver a hidratação do cabelo e rosto. Pense em todos os produtos de skincare que aplica na rotina da noite! A humidade puxada para a fronha/almofada também atrai alérgenos e bactérias.

Dormir numa fronha de seda significa que menos humidade será retirada da pele e do cabelo, além de que reduz o atrito entre a pele, o cabelo e a fronha, o que pode resultar em menos pontas espigadas, cabelo embaraçado e menos irritação ou hipersensibilidade na pele durante o sono.

Não há evidência científica que comprove que reduzem as rugas ou linhas de expressão. No entanto, se dormires para o teu lado esquerdo vais acabar com mais rugas do lado esquerdo do teu rosto. Com a idade e o dano solar a pele perde a sua elasticidade… E segundo dermatologistas é melhor dormir deitada de costas para não colocar demasiada pressão no rosto.

Fronha de Cetim

E o preço? Porque devo comprar?

Se pensaremos numa fronha como num produto de skincare é mais fácil perceber os seus benefícios e também o seu preço. As fronhas de seda são mais confortáveis e melhores para o cabelo (anti-frizz) e para a pele no sentido em que ajudam a não perder hidratação da pele.

A reter que:

• Remover toda a maquilhagem, limpar o rosto e hidratar a pele com produtos seguros e não irritantes;
• Usar uma fronha de seda ou cetim pode ser um bom complemento de uma boa rotina de skincare;
• A fronha de seda ou cetim é melhor que a de algodão porque não absorve tanto a humidade e hidratação natural da pele e não embaraça o cabelo.

Em suma, talvez seja mais interessante a nível de relação qualidade preço, apostar numa Fronha de Cetim. Não são tão caras como as de seda, e os benefícios são praticamente os mesmos. Hoje em dia é comum muitas pessoas terem esta preocupação, em usar uma Fronha de Cetim, mas na verdade, já é um cuidado que as nossas avós, e antepassadas estavam atentas!

Nunca esquecer que podes falhar alguns passos na tua rotina de skincare, porém, há um passo que não podes mesmo falhar, que é o passo da hidratação! Uma pele bem hidratada é uma pele que terá rugas mais tarde. Temos um artigo aqui no blog onde damos 6 dicas para teres uma pele bem iluminada e hidratada, podes ver aqui.

Para terminar, gostaria de te convidar a conhecer as redes sociais da autora deste artigo. As suas social media são exclusivas sobre cuidados de pele, em especial do rosto! Da nossa parte muito obrigada por este contributo tão importante para a nossa plataforma. Conhece a skincare.decoded
Avatar

Sou profissional de saúde há 12 anos. Há cerca de 2 anos comecei a interessar-me por skincare devido ao aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. Ao aprender mais sobre esta área, fez-me pensar que podia ajudar outros, enquanto me ajudava a mim. Foi assim que surgiu este projecto.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *