Fronha de Cetim – Benefícios para Pele e Cabelo
Qual de nós nunca acordou com a cara cheia de marcas da fronha da almofada? Ou com o cabelo todo embaraçado? O problema pode estar na fronha da almofada em que dormes!
Não é segredo que a posição como dormimos é importante para a saúde da nossa pele e dos nossos cabelos. Na verdade estamos a dormir um terço do nosso dia! Dormir numa superfície rugosa de algodão pode irritar a pele, ressecá-la e comprimi-la durante horas sem que nos apercebamos. Estima-se que os melhores tecidos para deitar o nosso rosto sejam a seda ou o cetim.
Qual a diferença entre a seda e o cetim? E qual escolher?
Não são comparáveis porque o cetim não é uma fibra natural, como a seda, mas sim uma forma de entrançar uma fibra. Os tecidos usualmente utilizados para produzir cetim são uma combinação de fibras sintéticas como o poliéster, o rayon, o nylon ou mesmo seda. O cetim caracteriza-se por ser brilhante de um lado e baço do outro.
O cetim é muito mais barato que a seda, mas se só estiver interessada em fibras naturais é melhor escolher seda. O cetim pode garantir praticamente os mesmos benefícios que a seda, dependendo da forma como é entrançado.
Como escolher e quais os benefícios de uma fronha de seda?
As fronhas de seda são frequentemente recomendadas por dermatologistas. Uma fronha de seda deve ser 100% seda de amoreira. Deve ter um momme (relação entre gramas e metros quadrados) entre os 19 e os 22. Os preços são um pouco elevados. A seda natural é um bom isolante térmico, ajudando a manter-se fresca no Verão e relativamente quente no Inverno. É naturalmente hipoalergénica e é resistente a mofo, bolor (fungos) e ácaros.
Quais os benefícios?
A seda é superior ao algodão porque as fronhas de algodão tendem a absorver a hidratação do cabelo e rosto. Pense em todos os produtos de skincare que aplica na rotina da noite! A humidade puxada para a fronha/almofada também atrai alérgenos e bactérias.
Dormir numa fronha de seda significa que menos humidade será retirada da pele e do cabelo, além de que reduz o atrito entre a pele, o cabelo e a fronha, o que pode resultar em menos pontas espigadas, cabelo embaraçado e menos irritação ou hipersensibilidade na pele durante o sono.
Não há evidência científica que comprove que reduzem as rugas ou linhas de expressão. No entanto, se dormires para o teu lado esquerdo vais acabar com mais rugas do lado esquerdo do teu rosto. Com a idade e o dano solar a pele perde a sua elasticidade… E segundo dermatologistas é melhor dormir deitada de costas para não colocar demasiada pressão no rosto.
E o preço? Porque devo comprar?
Se pensaremos numa fronha como num produto de skincare é mais fácil perceber os seus benefícios e também o seu preço. As fronhas de seda são mais confortáveis e melhores para o cabelo (anti-frizz) e para a pele no sentido em que ajudam a não perder hidratação da pele.
A reter que:
• Remover toda a maquilhagem, limpar o rosto e hidratar a pele com produtos seguros e não irritantes;
• Usar uma fronha de seda ou cetim pode ser um bom complemento de uma boa rotina de skincare;
• A fronha de seda ou cetim é melhor que a de algodão porque não absorve tanto a humidade e hidratação natural da pele e não embaraça o cabelo.
Em suma, talvez seja mais interessante a nível de relação qualidade preço, apostar numa Fronha de Cetim. Não são tão caras como as de seda, e os benefícios são praticamente os mesmos. Hoje em dia é comum muitas pessoas terem esta preocupação, em usar uma Fronha de Cetim, mas na verdade, já é um cuidado que as nossas avós, e antepassadas estavam atentas!
Nunca esquecer que podes falhar alguns passos na tua rotina de skincare, porém, há um passo que não podes mesmo falhar, que é o passo da hidratação! Uma pele bem hidratada é uma pele que terá rugas mais tarde. Temos um artigo aqui no blog onde damos 6 dicas para teres uma pele bem iluminada e hidratada, podes ver aqui.
Um comentário
Skincare Decoded
Foi um prazer escrever para um blog com o qual me identifico, sobre um tema que me é tão querido. Grata pela oportunidade querida Neuza.