Copo Menstrual
Alimentação, desporto e bem-estar,  Opinião sobre produtos

Copo Menstrual – 12 Dicas e Tudo o que Precisas Saber!

Hi Beautis! Copo Menstrual!

Copo Menstrual 12 Dicas e Tudo o que Precisas Saber!

O copo menstrual veio revolucionar a forma como vivemos o nosso ciclo menstrual. Agora, depois de saber tudo acerca desta opção, trago-te este artigo para te contar tudo sobre o copo menstrual. As vantagens são variadas, desde a ser mais ecológico, ao facto de te dar uma melhor perceção do teu corpo, e das duas fases. Há uns tempos partilhei contigo a minha experiência com Pensos Menstruais Reutilizáveis, uma opção válida, mas o copo menstrual superou as minhas expectativas.

1 O que é o copo menstrual

É um utensílio para usares quando estás menstruada. Ele irá coletar o teu sangue. A sua aparência faz lembrar um copo, ele é maleável, tem uma esperança media de vida entre 8 a 10 anos e irá substituir pensos higiénicos e tampões. Ele é colocado dentro da vagina, existem diversas formas para o fazeres, e também vários tamanhos.

2 Como usar o copo menstrual

Irás usar durante os teus dias menstruais. Ele adapta-se a diversos tipos de fluxo e de vaginas também. No inicio é normal que passes por uma adaptação, até que descubras qual é a melhor forma de o usar. Porém, rapidamente apanharás o jeito. Devo referir que nem todas as mulheres se adaptam, e está tudo certo. O mais importante é que te sintas confortável com o método que tenhas escolhido. O uso do copo menstrual dar-te-á mais liberdade de movimentos e uma maior perceção do teu corpo. Pode ser usado durante a prática de desportos, na praia e na piscina.

3 É normal sentir do a usar o copo menstrual?

Não, de todo. Caso isso te esteja a acontecer podem ser algumas variáveis, nomeadamente, a má introdução no canal vaginal. É importante que estejas bem informada de como o podes aplicar, para que assim, o possas introduzir corretamente. Deverás tentar mais vezes, e até novas formas de o aplicar, caso a dor persista, deverás consultar um médico.

4 Por quanto tempo posso usar o copo menstrual?

Quando falamos de pensos higiénicos, ou até tampões, falamos de um tempo de utilização de 4 a 6 horas. Já com o copo menstrual, podes estar com ele de 8 até 12 horas. Claro que dependerá do teu fluxo. Mas de qualquer dos modos, importa relembrar que quando usamos um penso ou um tampão, o sangue estará em contacto permanente com o nosso corpo. O que poderá trazer algumas questões relacionadas com alergias e mau odor. O que não acontece com o copo, já que o sangue não estará em contacto com a tua pele. Por outro lado, ele não oxida, pois está em vácuo.

5 É seguro usar o copo menstrual?

Sim, estamos a falar de um material hipoalergénico, feito e silicone. Existem casos de alergia, mas são raros. O uso não irá interferir com o PH da vagina, nem é gerador de odor, como vimos supra.

6 Como escolher o tipo de copo menstrual?

Existem normalmente duas grandes diferenças que te podem ajudar a escolher o melhor para ti. O tamanho S/M são os mais pequenos, normalmente usados por mulheres que nunca tiveram um parto natural e ou, que têm um fluxo fraco ou normal. Já o tamanho L/XL destina-se a mulheres que já tiveram parto natural e que têm fluxos menstruais mais fortes.

7 Como introduzir o copo menstrual?

Neste ponto, a prática vai-te levar à perfeição. Todavia, existem umas dicas que te podem sim ajudar. Deves introduzir o copo menstrual diretamente no canal vaginal, ele deverá ir fechado em dobras, porque após o introduzires, ele abre e faz vácuo. O que irá estabelecer condições perfeitas para que o sangue não esteja em contacto com o oxigénio e oxide, e também, para que o fluxo não escorra para fora do copo.

7.1 Como facilitar o processo?

Caso estejas a sentir alguma dificuldade podes recorrer a alguma ajuda. Como por exemplo, molhar um pouco os dedos e molhares o canal vaginal para facilitar. Há também quem uso óleo de coco, ou até gel lubrificante.

7.2 Em que posição devo aplicar o Copo Menstrual?

Não existem formas certas ou erradas, deverás tentar e ver como é mais confortável para ti. Poderás tentar deitada, agachada, ou levanta levemente o quadril para que encontres a melhor posição.

Copo Menstrual

8 Como lavar o copo menstrual?

Durante o ciclo menstrual basta que o passes por água, e depois podes voltar a introduzir. Quando o período terminar, deves esterilizar o mesmo. Basta que esteja 5 minutos em fervura. Depois, seca-o bem e guarda no saquinho.

9 Como lavar o copo menstrual caso esteja num WC público?

Bom, para poderes lavar o teu copo menstrual, aconselho que entres na casa de banho com uma garrafa de água e que o passes nessa água.

10 Como retirar o Copo Menstrual?

Para isso basta puxares a sua ponta, por isso é que os copos têm essa ponta. É só puxares, porém, se ele estiver bem colocado, estará em vácuo, por isso poderás move-lo um pouco, e até fazer um pouco de força, como se fosses fazer xixi.

11 Onde comprar o meu Copo Menstrual?

Hoje já encontras em vários locais, diferente de há uns anos. Porém recomendo que procures entre os vários que a loja notino tem. Eles têm várias opções de Copo Menstrual, e de certeza que irás encontrar um que gostes.

12 Qual a maior vantagem que conheceste com o uso do copo menstrual?

Claro que foram todos supra mencionados. Sinto-me muito mais confortável a usar algo mais higiénico e sustentável. Estima-se que uma só mulher durante 1 ano, gaste cerca de 400 pensos higiénicos. Contudo, as vantagens não se ficam por aí. É de extrema importância termos contacto com os nossos ciclos, esquecer o que nos ensinaram, sobre a menstruação ser suja. Na maioria dos casos, quando existe mau odor, está intimamente relacionado com o uso de descartáveis, e das suas matérias-primas. Por outro lado, usar o copo menstrual, permite-nos analisar e ver como está realmente o nosso fluxo. O que poderá ser um excelente indicador se tudo está bem com a nossa menstruação, ciclo e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.