Como Planear Uma Viagem Gastronómica
Alimentação, desporto e bem-estar,  Viagens

Como Planear Uma Viagem Gastronómica – 7 Dicas

Hi Beautis! Como Planear Uma Viagem Gastronómica!

Como Planear Uma Viagem Gastronómica – 7 Dicas!

O turismo gastronómico está cada vez mais popular, movimentando milhões de turistas anualmente. Aliás, a gastronomia é uma das melhores formas de explorar a cultura de um país e conectar-se com os seus habitantes. Não há maior prazer do que provar sabores que não encontrará em mais nenhuma parte do mundo, e é essa uma das grandes vantagens do turismo gastronómico.
No entanto, dada a enorme oferta gastronómica das diferentes culturas, planear uma viagem gastronómica pode ser complicado. Felizmente, reunimos para ti algumas dicas para ajudar a planear a sua viagem pelas melhores cidades gastronómicas do mundo.

Escolhe o Teu Destino

Antes de planear a tua viagem, deves fazer a seguinte questão: preferes visitar as grandes cidades ou zonas fora do comum? Ambas as opções têm as suas vantagens. Para facilitar a tua escolha, pensa noutras actividades que poderás fazer durante a tua viagem, como visitas a museus ou desportos radicais.
Por exemplo, na Europa consideram-se a França, Espanha, Itália e Grécia como as melhores experiências culinárias. Se procuras algo diferente, porque não visitar a Roménia ou a Hungria?
No que toca ao continente Asiático, considera visitar a Tailândia se procuras gastronomia agridoce ou a Índia se é um fã de especiarias e de sabores picantes. Em ambos os locais poderás visitar incríveis templos repletos de cultura.

Descubre a Actividade Certa Para Ti

Não precisas necessariamente de jantar em restaurantes caros ou fazer grandes expedições. A criatividade dos viajantes é o que torna as viagens gastronómicas interessantes. Aqui estão alguns exemplos de algumas das actividades gastronómicas mais comuns:

  1. Experimenta restaurantes tradicionais.
  2. Participa em festivais gastronómicos.
  3. Visita mercados, quintas e artesãos.
  4. Faz expedições com especialistas culinários.
  5. Viaja pelas rotas tradicionais dos produtos alimentares, como o vinho, o café e as especiarias.
  6. Desfruta da comida de rua.
  7. Participe em aulas de culinária.
Procura Ajuda dos Locais

Ninguém conhece melhor a gastronomia de um país ou cidade do que um local. Para além de te recomendarem os melhores sítios, os habitantes locais irão aprimorar a sua experiência culinária ao contar-lhe histórias sobre as origens de determinados pratos, a sua evolução e outras questões culturais.
É por esta razão que recomendamos que contrate um guia local durante a sua viagem culinária. Será certamente a sua melhor companhia.

Tem Contigo um Kit de Primeiros Socorros

Os primeiros dias de uma viagem gastronómica podem ser complicados e é muito comum surgirem problemas de estômago e outras complicações, especialmente quando se trata de comidas que nunca experimentaste.
Recomendamos que marques uma consulta previamente à tua viagem e pergunta ao seu médico que medicação deverá levar contigo. A lista geralmente inclui antiácidos, probióticos, obstipantes, anti-histamínicos e antibióticos.

Teria mesmo que escrever este artigo de Como Planear Uma Viagem Gastronómica, para mim aquilo que comemos numa viagem é parte integrante, e fundamental de uma viagem. Podemos visitar Bangkok, mas iremos olhar para esta cidade de outra forma após comermos uma tom yum goong, Tom Kha Gai, Pad Thai, ou Green Papaya Salad.

É como se tivéssemos acesso a uma dimensão, que nos permite estar mais próximo daquela cultura e pessoas. Por outro lado, aquilo que um povo come, e a base da sua gastronomia, é pura historia. Entender porque usam tanto raízes, especiarias, molho de tamarindo, óleo de peixe, óleo de soja, tofu, frutas variadas, diz-nos muito daquele pais e povo.

Espero que tenhas gostado deste artigo, e desejo ainda mais que as tuas próximas viagens, sejam recheadas de sabores apetitosos, experiências maravilhosas, tanto no pais como na sua cultura de uma forma transversal. Boas viagens!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.