Como fazer tónico facial 1
Faz os teus produtos naturais

Como fazer tónico facial com flores

Hi Beautis! Como fazer tónico facial!

Como fazer tónico facial com flores!

Gostavas de poder fazer o teu tónico facial em casa? Para além de estares a fazer um produto natural e sem químicos, estarás a beneficiar de todas as propriedades das flores. A receita para além de ser muito fácil tem imensos benefícios. A receita fica baratíssima e a tua pele vai agradecer. Como fazer tónico facial com flores

Que flores usar:

A Natureza é sinónimo de abundância. E todas as plantas têm as suas propriedades e princípios activos. Poderás usar as flores que tens na zona onde moras, e que são abundantes em determinada estação do ano. Neste momento como estou na Tailândia, optei pela Plumeria. Uma flor muito comum nesta parte do mundo. O Hibisco também tem muitas propriedades ótimas para a pele. Uma opção também muito viável é usares rosas. Tem apenas o cuidado de colher as tuas próprias flores, regra geral, as que são compradas têm químicos para que as mesmas se mantenham mais tempo bonitas.

Como fazer tónico facial

Plumeria:

Escolhi esta flor pois aqui na Ásia há em grande abundância. Estas flores que colhi estavam no chão, mesmo em baixo de uma grande árvore. Elas como já tinham florido há algum tempo, acredito que sejam mais ricas em nutrientes. A Plumeria é planta medicinal, e também é conhecida por: agonia, agonium, arapou, arapuê, arapuo, colônia, guina-mole, jasmim-manga, quina-branca, quina-mole, sacuíba, sucuba, sucuriba, sucuúba, tapioca, tapouca, tapuoca, dentre outros nomes populares. Pertence à família Apocynaceae.

Para além desta flor ser linda tem imensas propriedades benéficas. No caso específico da mulher auxilia a regular menstruações, aumenta o leite materno, alivia cólicas menstruais e uterinas. Ajuda a diminuir inflamações e tem alto poder antidepressivas. A tribo Guarani usa-a para a malária e casos de febre.

Como fazer tónico facial

Como fazer tónico facial com flores:

Para fazer a tua receita vais precisar de 100 ml de água filtrada e de um punhado de flores. Como vimos supra, usa as flores que forem mais fáceis para ti de encontrar. Lava bem as tuas flores com água corrente. Coloca a água numa panela pequena e as flores. Deixa ferver durante um minuto e desliga o lume. Deixa as pétalas na panela até a água arrefecer. Quando a água estiver à temperatura ambiente podes guardá-la num recipiente. Tem o cuidado de esterilizar o mesmo para que o mesmo não contamine o teu tónico.

Como fazer tónico facial

Desmaquilhante bifásico:

O teu tónico facial está pronto. Caso queiras fazer um desmaquilhante bifásico, basta juntares uma colher de sopa de óleo de coco. Os desmaquilhantes bifásicos são óptimos para retirar a maquilhagem do rosto e especialmente dos olhos. Para além de estares a tonificar o teu rosto e pestanas, também os estarás a hidratar devido ao óleo de coco.

Validade:

Como estamos a falar de um tónico natural sem ingredientes que o preservem, aconselhamos-te a guardá-lo no frigorífico. Irá durar cerca de um mês, por isso faz as quantidades adequadas.

Dica:

Podes adicionar umas gotinhas de óleo essencial. Se tiveres a pele mista a oleosa poderás escolher o Tea Tree Oil, por exemplo. Caso tenhas manchas o extrato de pepino é indicado.  Se tiveres uma planta de Aloe Vera, poderás adicionar um pouco da polpa. Basta triturares e separares o líquido da fibra.

Como fazer tónico facial

Poderás ter interesse: Manchas na pele – 6 Receitas caseiras.