Colágeno
Cuidados do rosto

Colágeno – Tudo o que Precisas Saber, 6 Dicas Úteis

Hi Beautis! Colágeno – Tudo o que Precisas Saber!

Colágeno – Tudo o que Precisas Saber, 6 Dicas Úteis!

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, encontrada nos ossos, músculos, pele e tendões. O colágeno forma um andaime que fornece força e estrutura dentro do corpo. É um componente essencial do tecido conjuntivo e desempenha um papel crucial na manutenção das células do corpo. Também dá força e elasticidade à pele. O colágeno endógeno é o colágeno natural que o corpo sintetiza. O colágeno exógeno é sintético. Ele vem de uma fonte externa, como suplementos.

O colágeno endógeno tem várias funções importantes, e para fins cosméticos, como melhoram a elasticidade da pele. Os estudos médicos também o indicam para questões relacionadas com cicatrização de feridas.

1 – O que é colágeno e o que ele faz?

O colágeno é uma molécula. É uma proteína fibrosa, resistente e insolúvel. Ele desempenha um papel importante em muitas estruturas, tais como: pele; tendões; veias; cartilagem;  osso e tecido conjuntivo, que ancora as células umas às outras. O colágeno é um componente chave extra celular, uma rede de moléculas que une os tecidos do corpo.

Níveis saudáveis ​​de colágeno contribuem para: a saúde das articulações; proteção dos rins e outros órgãos; elasticidade da pele e um sistema cardiovascular saudável.

Na pele, o colágeno fornece força e elasticidade. À medida que as pessoas envelhecem, seus níveis de colágeno caem e as fibras de colágeno ficam mais finas e mais fracas. Alguns especialistas acreditam que isso pode contribuir para o envelhecimento da pele. Por esse motivo, muitos produtos para cuidados com a pele contêm formas de colágeno.

2 – O colágeno revitaliza a pele?

Aumentar a produção de colágeno ou prevenir seu declínio pode ajudar a manter a pele forte, elástica e com aparência mais jovem.

Possíveis maneiras de fazer isso incluem: tratamentos cirúrgicos, como injecção de enchimentos; aplicação de cremes e outros produtos
suplementos orais contendo peptídeos de colágeno bioativo hidrolisado, vitaminas e antioxidantes; escolhas alimentares que fornecem nutrientes e antioxidantes que previnem o stress oxidativo.

Consumir colágeno hidrolisado e certos nutrientes pode ajudar a aumentar a produção de colágeno ou prevenir sua perda, de acordo com alguns pesquisadores.

3 – O que causa a perda de colágeno?

Factores que podem contribuir para levar à perda de colágeno ou baixos níveis de colágeno incluem: alterações hormonais devido à gravidez, menopausa, algumas condições de saúde; stress oxidativo, que resulta de processos metabólicos e escolhas de estilo de vida, como tabagismo e dieta; o processo natural de envelhecimento; exposição ao sol, pois os raios ultravioleta podem causar a quebra do colágeno na pele
baixos níveis de ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C.

4 – Como evitar a perda de colágeno

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a prevenir a perda de colágeno: Come muitas frutas e vegetais, pois contêm vitaminas e antioxidantes. Evita fumar e ingerir alimentos processados, que aumentam o risco de stress oxidativo; proteje a pele da exposição ao sol. E aconselha-te devidamente qual o melhor suplemento para o teu caso.

5 – Diminui rugas e linhas finas

A exposição ao sol, poluição, más escolhas de saúde e envelhecimento podem fazer com que os níveis de colágeno diminuam na pele. Quando os níveis de colágeno diminuem, linhas finas e rugas começam a aparecer ao redor da boca e dos olhos. Produtos de pele e suplementos de colágeno podem ajudar a prevenir esses sinais de envelhecimento e manter a pele macia e suave por mais tempo.

6 – Melhora o tom da pele

Os aminoácidos encontrados no colágeno ajudam a manter a pele suave, uniforme e saudável. Para melhorar uma tez irregular, o colágeno é a resposta.

7 -Minimiza as cicatrizes e diminui a aparência das manchas

Os aminoácidos do colágeno também podem ajudar a minimizar a aparência de manchas escuras e cicatrizes de acne ou outros problemas de pele. Descobriu-se que o colágeno promove a formação de tecidos saudáveis, o que acelera o processo de cicatrização para que sua pele possa se reparar naturalmente.

8 – Pele mais hidratada

A perda de colágeno devido ao envelhecimento ou factores ambientais pode deixar a tua pele seca e escamosa. Ao adicionar colágeno de volta à pele, darás à tua pele a hidratação necessária para manter uma aparência suave, macia e radiante.

9 – Pele firme e tonificada

Enquanto cremes e outros produtos para a pele que contêm colágeno ajudam a melhorar a camada externa da pele, os suplementos de colágeno aumentam o colágeno em um nível mais profundo (na derme). A derme é responsável por manter a pele firme e firme, portanto, quanto mais colágeno atingir esse nível, melhor será a aparência da pele.

Podes usar o colágeno tanto na tua rotina da manhã como na da noite. É um activo que funciona muito bem em qualquer tipo de pele, por isso, até as mais sensíveis o podem usar. E sobre os produtos que poderás usar, e em que etapa da tua rotina de skin care, também é super fácil. Existem vários produtos com este ingrediente, desde gel de limpeza, tónicos, cremes hidratantes, cremes de noite, máscaras, entre outros.

colágeno Sobre recomendações de produtos com colágeno gostaria de referenciar uma linha da marca vichy bastante interessante, isto porque além de usar o colágeno tem também os peptídeos. Falo da linha da Liftactiv Collagen Specialist.

O creme contém um extraordinário péptido anti-envelhecimento, que se obtém a partir da ervilha verde e a vitamina Cg que tem propriedades antioxidantes e confere à pele um aspeto jovem e iluminado. Além disso, o FPS 25 confere à pele uma proteção solar de largo espetro contra os efeitos nocivos dos raios UV e o envelhecimento precoce da pele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.