Ácido Glicólico – 5 Benefícios
Hi Beautis! Ácido Glicólico!
Ácido Glicólico – 5 Benefícios!
Quando falamos de ácido glicólico estamos a falar de um produto de cosmética que faz uma esfoliação química na pele. Quando falamos de cuidados de pele, podemos até admitir que alguns passos da rotina de skincare podem ser até acessórios. Porém, não podemos incluir a esfoliação facial nessa categoria. Este passo é deveras importante, e é este passo que irá garantir que a pele está permeável para receber os produtos, bem como, potencia e melhora a renovação celular.
Sobre os AHAs
São alfa-hidroxiácidos ou ácidos carboxílicos orgânicos. Podemos encontrar os AHAs em alimentos, como a fruta, por exemplo. Alguns dos nomes destes ácidos são: ácido glicólico, ácidos lático, mandélico, ascórbico (vitamina C) e málico. Estes componentes trazem várias vantagens para a pele, tais como, esfoliam a pele e aceleram a renovação celular.
1 – Minimiza rugas e linhas de expressão
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), e uma das suas grandes vantagens, é que ele promove um efeito regenerador à pele. Esta substância melhora substancialmente a textura do rosto, e por consequência minimiza as linhas de expressão e rugas. Tem demostrado também muitos benefícios na remoção de marcas de acne, por exemplo. Assim sendo, este ativo é muito utilizado em tratamentos de pele, onde se pretende fazer um rejuvenescimento da pele.
2 – Promove a luminosidade da pele
Este ativo é um esfoliante químico, ou seja, quando é aplicado na pele, vai ajudar a remover as células mortas, e desta forma irá promover a renovação celular. O resultado é uma pele mais limpa e luminosa. Por outro lado, uma pele esfoliada irá conseguir estar mais permeável à ação dos produtos do que uma pele que não está esfoliada. Com o uso regular do ácido glicólico a pele fica mais uniforme e com menos imperfeições.
3 – Clareia manchas na pele
É um ótimo ativo para ser usado por parte de quem tem questões na pele como: melasma e manchas. A sua aplicação regular irá uniformizar o tom da pele, e por consequência, minimizar as manchas. Para que o ácido glicólico seja corretamente usado, é importante que seja introduzido na rotina de cuidados de pele noturna. Depois de manhã, basta lavar normalmente o rosto e não esquecer o protetor solar.
4 – Controla a produção de oleosidade da pele
Como falámos supra, o ácido glicólico esfolia a pele, e por consequência diminui a espessura da pele. A aparência de poros abertos é minimizada. Porém, é importante referir, que uma pele mista a oleosa não deve saltar o passo de hidratação. Este passo é importantíssimo. Estamos a falar de hidra, ou seja, água. Nada tem a ver com óleo. Posto isto, uma pele privada de água, como defesa, irá produzir aquilo que ela sabe fazer melhor, produzir óleo! Por isso, caso tenhas a pele mais oleosa, não saltes o passo de hidratação.
5 – Ajuda a remover lesões de acne e borbulhas
Normalmente uma pele com acne tem manchas e marcas causadas pela acne. As manchas especialmente são causadas pelas borbulhas, pois as mesmas costumam ter uma pele mais sensível, que acaba por escurecer em contato com as luzes de interior e do sol. O uso de ácido glicólico em pessoas com acne severo traz muitas vantagens pela sua ação esfoliante. Por consequência a renovação celular é estimulada e a pele fica com um aspeto renovado.
Existem vários tipos de ácido glicólico, e os que contêm maior percentagem, são aconselhados, regra geral, em consulta com um dermatologista.
Para terminarmos este artigo, gostava de te recomendar uma marca que é vegan, e tem um excelente relação qualidade preço. Falo do Revolution Skincare Glycolic Acid 10%.
A embalagem contém 30 ml e custa 14,49€.
É indicado para todos os tipos de pele. Traz benefícios para todas elas, seja a redução do acne, equilibrar a produção de oleosidade, minimizar manchas, linhas de expressão e rugas.
Um comentário
Catarina Sofia
Eu já usei ácido glicolico e vi uma grande diferença! Eu que tenho acne na altura que usei ajudou imenso. Estou tentada a usar de novo!
Beijinho