Protetor Solar no Rosto Todos os Dias - 7 Dicas
Cuidados do rosto

Protetor Solar no Rosto Todos os Dias – 7 Dicas

Hi Beautis! Protetor Solar no Rosto Todos os Dias!

Protetor Solar no Rosto Todos os Dias – 7 Dicas!

Existem inúmeras razões para gostarmos de sentir os raios solares. Por exemplo, é a luz do sol que desencadeia a produção de endorfinas – hormonas que estimulam a sensação de felicidade e bem-estar e que melhoram o sentido de humor. O sol, também ajuda o corpo a produzir Vitamina D, reforçando o sistema imunitário. Resumindo, o sol é essencial para a sobrevivência do ser humano. Todavia, é muito importante que estejamos protegidos, pois o sol causa o envelhecimento da pele.

Cada zona do corpo tem necessidades distintas, nomeadamente na pele do rosto, a zona que está mais exposta ao sol. As lesões da pele induzidas pelo sol incluem o envelhecimento prematuro, hiperpigmentação e até mesmo cancro de pele. A radiação UV, especialmente a UVA está presente de forma constante, todos os dias – tanto no Inverno, como no Verão, em dias nublados e de sol. A protecção solar do rosto, deve ser considerada como uma parte indispensável da rotina diária de cuidados da pele. Por isso, é extremamente importante dar à pele do rosto uma protecção específica e consistente ao longo do ano.

Mesmo nos dias mais cinzentos, os raios UV estão sempre presentes e podem danificar a pele. Apesar da fantástica tonalidade que os raios solares podem proporcionar, não devemos esquecer que os danos são acumulativos: uma exposição excessiva aos raios UV pode provocar danos graves na pele, nomeadamente cancro de pele. Esta é a principal razão porque é tão importante aplicar protector solar todos os dias, quer o sol esteja descoberto ou encoberto pelas nuvens.

1 – Os efeitos do sol na pele

Sempre que a pele é exposta excessivamente aos raios UV, o seu DNA fica danificado, originando o envelhecimento prematuro da pele e, consequentemente, perda de elasticidade e colagénio e aparecimento de rugas e manchas de pigmentação.

O rosto, as mãos e o decote são as áreas do corpo mais expostas à radiação UV, pelo que é indispensável uma protecção específica e contínua à pele durante todo o ano. De forma moderada, o sol pode ter um efeito estimulante sobre o humor, fornece vitamina D, melhora a circulação e aumenta o metabolismo e produtividade. Contudo, a exposição excessiva é muito prejudicial, podendo causar lesões como o envelhecimento prematuro da pele, hiperpigmentação e até mesmo cancro.

A pele do rosto tem propriedades diferentes da pele no resto do corpo: é mais fina, possui células de menor dimensão; tem mais poros e, devido a um maior número de glândulas sebáceas, segrega mais lipídios. Além disso, está exposta ao meio ambiente diariamente, ficando mais susceptível aos efeitos externos, tais como o vento, o frio, o fumo, poluentes e os UVA e UVB. Ou seja, precisa ser protegida do sol com produtos especialmente concebidos para as suas necessidades.

2 – Pele clara e sensível

A pele clara sensível, que sofre de alergia ao sol, ou tenha sido submetida a tratamentos dermatológicos é mais susceptível de sofrer com os danos causados pelo sol. A radiação UVA é diária e constante ao longo do dia. Os UVA podem passar praticamente sem obstáculos através de camadas de nuvens e podem até passar pelo vidro. Penetram profundamente na camada inferior da pele (derme) e desempenham um papel importante nos danos devido ao sol a longo prazo, como o envelhecimento prematuro da pele, alergias ao sol (PLE), outras fotodermatoses, imunossupressão, danos indirectos ao DNA, nos olhos e na retina.

A radiação UVB é responsável por danos graves causados pelo sol, como queimaduras solares, cancro de pele e danos directos ao DNA, bem como nos olhos e retina. A intensidade dos UVB varia durante o dia e é mais intensa ao meio-dia. Enquanto os UVA penetram profundamente nas camadas da pele, os UVB afectam a epiderme e podem causar queimaduras e danos na pele, especialmente no Verão.

3 – Previne manchas e a Hiperpigmentação

A hiperpigmentação ocorre quando a melanina é produzida em excesso em certas partes da pele, resultando manchas escuras e lisas, que variam de castanho claro ao preto e podem ter diferentes tamanhos e formas. As manchas de pigmentação, à semelhança das manchas de idade, são causadas pela exposição ao sol, sendo esta a causa número um da hiperpigmentação, porque é a luz solar que desencadeia a produção de melanina. A melanina actua como um protector solar natural da pele, protegendo-a dos UV prejudiciais, razão pela qual as pessoas ficam bronzeadas quando se expõem ao sol. Mas a exposição excessiva ao sol pode perverter este processo, ocorrendo a hiperpigmentação. Usar Protetor Solar no Rosto Todos os Dias irá prevenir substancialmente manchas na pele.

4 – Reaplicar o Protetor Solar no Rosto Todos os Dias a cada 2 horas

Sim, é mesmo muito importante fazer esta reaplicaçao, pois o protetor solar ao longo do tempo vai perdendo a capacidade de proteger a pele. Assim sendo, de 2h em 2h reaplica.

5 – Como usar protetor solar com cor

As versões de protetor solar com cor são bastante praticas para o dia a dia. Já que conferem a proteção solar, disfarçam as pequenas imperfeições, servindo de base. Porém, há que ter em atenção que normalmente quando aplicamos estes produtos não costumamos usar a quantidade recomendada. Por ser um produto com cor será deveras difícil aplicar a quantidade recomendada que é cerca de dois dedos com protetor solar. Assim sendo, recomendo que apliques primeiro um protetor sem cor. E depois desde estar seco, aplicares uma segunda camada do protetor solar com cor. Desta forma, terás a certeza que tens a pele bem protegida.

6 – Protetor Solar no Rosto Todos os Dias é o melhor anti rugas

De nada serve usares óptimos produtos se não proteges a tua pele do sol. Quando falamos dos factores que mais envelhecem a pele, podemos falar da alimentação, tabaco, stress, qualidade do ar, entre outros. Todavia, o factor numero um é mesmo a exposição solar.

7 – Protector solar e acne

Se fazes parte daquele grupo de pessoas que evita usar protetor solar numa base diária, com receio, que isso cause acne, tenho uma boa sugestão para ti. Quando a nossa pele bronzeia, está nada mais nada menos a ter uma lesão, e é muito importante que a protejas. O Heliocare 360° é um protetor solar com textura de gel. Este produto tem espectro complexo de alta proteção solar, isto porque ele tem filtros de proteção químicos, minerais e fitobiológicos, desta forma, protege contra os raios UVA e UVB, bem como radiação infravermelha e luz visível. Usar Protetor Solar no Rosto Todos os Dias é mesmo muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.