Pontos Negros e Poros Dilatados – 10 Dicas para tratar e diminuir
Hi Beautis! Pontos Negros e Poros Dilatados!
Pontos Negros e Poros Dilatados – Dicas para tratar e diminuir!
Ter uma pele normal é realmente algo raríssimo. Talvez uma pequena parte da população possa admitir ter a pele normal. Todos nós a tivemos enquanto crianças. Porém, com o crescimento e as alterações hormonais, essa condição muda. Regra geral, a nossa pele evolui para um estado de pele seca, oleosa ou mista. Na maioria dos casos de pele oleosa a mista, um dos problemas que podem surgir é o aparecimento de pontos negros, e os poros ficam bastante dilatados. Neste artigo vamos falar dessa realidade, e de como podes tratar e diminuir a aparência dos mesmos.
Os poros têm uma glândula sebácea associada, por isso as peles que são mais oleosas terão por consequência os poros mais dilatados, pois neste tipo de pele a glândula sebácea tem mais actividade do que se compararmos com uma pele normal ou mesmo seca. Muitas das vezes aquilo que acontece é que este óleo que é produzido pela nossa pele oxida e dá origem ao ponto negro. Por isso a sua aparência é mais escura que a nossa pele. Por outro lado, a pele pode estar a acumular esta oleosidade, e depois irá culminar numa borbulha. A grande diferença entre eles, é que o primeiro, aquele que oxidou, regra geral não tem profundidade suficiente para ser removido. Pelo que está instalado apenas à superfície da pele.
1 – Envelhecimento da Pele
Conforme vamos envelhecendo a nossa pele perde algumas propriedades que permitem manter a sua estrutura. Assim sendo, a tendência é que os poros fiquem mais visíveis e maiores. Assim sendo, procura aplicar no teu rosto ingredientes que ajudem a retardar o envelhecimento da tua pele, tais como ácido hialurônico e vitamina C. Por outro lado, também é muito importante que analises os teus comportamentos que envelhecem por definição a pele, tais como demasiada exposição solar, tabaco e maus hábitos alimentares.
2 – Remover a maquilhagem à noite
É importantíssimo removeres muito bem a maquilhagem à noite. Neste processo nocturno não irás só remover a maquilhagem, mas também restos de protector solar, resíduos de poluição e suores. A rotina de cuidados de noite é muito mais importante do que a rotina matinal. Isto acontece pois de manhã tu acordas com a pele limpa, suor e oleosidade não é sujeira! Assim sendo, de manha podes optar por passar um tónico facial e de seguida o teu creme diário e protector solar. Porém, à noite é mesmo muito importante que removas muito bem todos os resíduos, para que a tua pele possa descansar limpa e regenerar-se. À pouco tempo lancei um vídeo sobre a minha Rotina Noturna de Pele Mista a Oleosa 15 dicas e o que uso.
3 – Bebe muita água
Este é nosso maior cliché, mas é a mais pura das verdades. O nosso corpo tem uma grande quantidade de água, e esta é fundamental para que os nossos órgãos se possam estabelecer e recuperar. Caso tenhas alguma dificuldade em tomar água simples, experimenta água aromatizada com ervas aromáticas, ou mesmo frutas. No inverno poderás optar por chás do teu agrado. Mas não deixes de tomar água.
4 – A origem do problema
É importantíssimo perceber qual é a origem dos poros estarem obstruídos. Pois podemos extrai-los constantemente, mas eles irão sempre aparecer, por isso é importantíssimo perceber qual a origem de os poros estarem assim.
5 – Muito cuidado com as tiras Peel Off
Nos últimos tempos temos visto uma crescente no que se prende a bandas que colocamos em regiões do rosto, como na zona do nariz e queixo. E depois têm de ser removidos sendo puxados. Realmente esta técnica ajuda bastante a remover os pontos negros, porém, gostava de vos alertar que esta técnica é deveras agressiva para a nossa pele. Quando estamos a fazer o movimento de arrancar a máscara da pele, este movimento obriga a pele a um movimento bastante brusco, assim sendo, pode danificar os capilares. Internamente existe uma hemorragia na nossa pele. Por sua vez o tratamento de capilares é muito complicado e regra geral têm de ser tratados com laser.
6 – Limpeza de Pele
As limpezas de pele podem ser mesmo muito benéficas se forem feitas por bons profissionais. Nestas limpezas e pele é limpa em profundidade e a extração é uma das etapas que de facto vai ajudar e remover esta oleosidade que está acumulada nos teus poros.
7 – Mantém a pele Hidratada
Se tens a pele mista a oleosa não caias no erro de achar que não tens de hidratar a pele. Hidratação e oleosidade não é a mesma coisa, numa estamos a falar de água e na outra de óleo. E caso não hidrates bem a tua pele a mesma para compensar vai ter uma produção superior de óleo para poder compensar a falta de água. Podes optar por um creme leve, existem uns em forma de gel que funcionam muito bem em peles oleosas.
8 – Ácido Salicílico
É um excelente ácido para peles mistas a oleosas, pois tem afinidade com a oleosidade, e a sua regular aplicação permite que a oleosidade acumulada seja dissolvida. Podes usar em tónico por exemplo, ou mesmo em séruns.
9 – Máscaras de Argila
As máscaras de argila funcionam muito bem para quem tem a pele mista a oleosa. A argila tem a capacidade de absorver a oleosidade da tua pele. Podes aplicar a argila no rosto todo uma ou duas vezes por semana, e de dois em dois dias aplica a máscara apenas nas regiões mais complicadas, como na zona T, testa, nariz e queixo.
10 – Gel Removedor de Pontos negros
Este Gel Removedor de Pontos negros é o mais famoso em países como Tailândia, Vietname e Camboja. O produto é feito com aloe vera, um componente que irá transformar a sua formula super eficaz no tratamento do acne e remoção de pontos negros.
É um produto muito famoso, e isto porque realmente funciona. Muitas das vezes vemos na internet vários conteúdos relacionados com este tipo de técnica, porém, na realidade ficam a desejar. Não é o caso deste Gel Removedor de Pontos negros. Existem inúmeros vídeos no YouTube e blogs de beleza, de várias nacionalidades, que falam deste produto como sendo o melhor do mercado!
Poderás ter interesse: Remover pontos negros com bicarbonato de sódio.