Cuidados com os pés – 5 dicas para pés saudáveis
Hi Beautis! Cuidados com os pés!
Cuidados com os pés – 5 dicas para pés saudáveis!
Os pés desempenham um papel vital em nossas vidas, pois suportam nosso peso e nos levam aonde queremos ir. No entanto, muitas vezes negligenciamos a importância de cuidar adequadamente dos nossos pés. Os cuidados com os pés são essenciais para manter a saúde e o bem-estar geral do nosso corpo.
Nossa rotina diária frequentemente expõe os pés a uma série de desafios, como calçados inadequados, longos períodos em pé, actividades físicas intensas e condições climáticas adversas. Todos esses factores podem levar a problemas comuns, como calosidades, bolhas, fungos nas unhas, rachaduras e mau odor.
Além disso, certas condições de saúde, como diabetes e doenças vasculares, podem afectar negativamente a saúde dos pés, tornando ainda mais crucial o cuidado preventivo e regular. Felizmente, adotar uma rotina de cuidados com os pés pode ajudar a evitar problemas futuros e promover a saúde a longo prazo. Os cuidados com os pés envolvem uma série de práticas simples e eficazes que todos podem seguir.
10 formas de manteres os teus pés longe de desconfortos:
- Não uses sapatos muito apertados
- Não partilhes sapatos
- Não partilhes utensílios de pedicure com outras pessoas
- Não escondas unhas descoloridas com verniz. Deixa-as respirar e trata o problema subjacente
- Não raspes calosidades
- Não faças “cirurgia caseira” numa unha encravada
- Experimenta a posição de ioga Legs-Up-the-Wall depois de um dia longo ou um treino intenso
- Faz uma massagem nos pés uma sessão de reflexologia
- Desliza uma bola de ténis sob os teus pés
- Alivia a irritação com um banho de pés em vinagre
Estas sugestões supra de facto fazem toda a diferença no que se prende aos cuidados com os pés, porém, é mesmo muito importante que tenhamos os pés confortáveis todos os dias, e ao longo do dia. Por isso, é de extrema importância que saibamos escolher um bom calçado.
- A parte central do pé deve encaixar confortavelmente na parte mais larga do sapato
- Deve haver profundidade suficiente para que os dedos não rocem na parte superior
- Levanta-te com os sapatos e certifica-te de que há espaço entre o dedo e o mesmo
- Caminha com os sapatos e certifica-te de que não sentes qualquer atrito ou desconforto
Para além destes cuidados com os pés poderás instituir uma rotina diária com os mesmos que fará toda a diferença, especialmente em tempos de mais calor, que é quando andamos com os pés mais expostos e fazemos questão de os mostrar bonitinhos.
1 – Lavar os pés
O primeiro passo da tua rotina diária de cuidados com os pés deve ser a lavagem. A pele dos seus pés é extremamente susceptível a abrigar fungos e bactérias, especialmente entre os dedos. Usa sabão e água e lava os pés por completo, incluindo entre os dedos e ao redor das unhas, pelo menos uma vez por dia.
2 – Esfoliar os pés
Procura por áreas de pele áspera e endurecida, conhecidas como calosidades ou calos. Às vezes, essa pele morta espessada precisa ser removida através da esfoliação. Embora a esfoliação não seja necessária diariamente, é uma boa ideia esfoliar os pés aproximadamente uma vez por mês. Pode usar uma pedra-pomes ou uma esponja vegetal nova e limpa para remover suavemente a pele morta endurecida.
Caso queiras algo mais rápido e eficaz, experimenta usar as meias de peeling para pés. São super práticas de usar, para isso basta lavares bem os pés, deixa-los de molho em água mohttps://www.notino.pt/lirene/foot-care/rna por uns minutos e depois calçares estas meias. Deixas actuar por uns minutos, retiras as meias e lavas os pés novamente. Em poucos dias a pele morta e calosidades começara a sair como se fosse magia. Uso há bastante tempo e adoro.
3 – Mantém os pés secos
Certifica-te de secar bem os seus pés após a lavagem. Infecções fúngicas como o pé de atleta prosperam em ambientes húmidos e podem causar ardor, comichão e até mesmo descamação da pele, o que pode levar ao surgimento de bolhas.
4 – Hidrata os teus pés
Pode ser que não penses que os teus pés precisam de hidratação, mas a pele dos seus pés ainda precisa de um impulso, assim como qualquer outra parte do seu corpo. A falta de hidratação pode levar a vários problemas. Os seus pés podem ficar escamosos, secos ou gretados, especialmente na região do calcanhar. Para evitar esta secura e os problemas que causa, certifica-te de hidratar diariamente após lavar e secar os pés. Se o creme hidratante não está a fazer o trabalho, podes usar manteiga de cacau ou vaselina nas áreas especialmente ásperas, como os calcanhares.
Um creme para pés que recomendo muito é o Eveline Cosmetics Extra Soft. Para além de hidratar imenso, é canforado o que confere aos pés uma frescura incrivel.
5 – Verifica os teus pés
Durante a tua rotina diária, verifica se existem pequenos arranhões e sintomas comuns de condições nos pés, incluindo vermelhidão, ardor, comichão, bolhas, calos, calosidades, etc., para que possas tratá-los de forma atempada. Certifica-se também de que as unhas dos pés estão limpas e saudáveis. Corta as unhas dos pés regularmente, mas não em excesso, pois isso pode causar outros problemas.