Esfoliantes Químicos – Sabe tudo Sobre os AHAS, BHAS e PHAS
Hi Beautis! Esfoliantes Químicos!
Esfoliantes Químicos – Sabe tudo Sobre os AHAS, BHAS e PHAS!
Por mais cuidados que possamos ter na altura de tratar da pele, se não a esfoliarmos, de pouco adiantará aplicar os produtos. A pele faz a sua renovação celular, é uma das maravilhas que o nosso corpo é capaz de fazer. Quando falamos desta renovação das células, estamos a falar de um processo que dura mais ou menos 28 dias. Porém, com o avançar da idade este processo fica cada vez mais lento e menos rigoroso. Para que possamos entender melhor, com o envelhecimento, a produção do acido hialurônico e colagénio fica cada vez mais comprometida. Todavia, os cosméticos estão aí para nos ajudarem neste processo.
Falamos aqui no blog sobre a Esfoliação Facial, e das diferenças entre os esfoliantes físicos e os químicos. Contudo, tendo em consideração que se trata de um mundo bem extenso, hoje vamos falar dos esfoliantes químicos.
Sobre os AHAs
São alfa-hidroxiácidos ou ácidos carboxílicos orgânicos. Podemos encontrar os AHAs em alimentos, como a fruta, por exemplo. Alguns dos nomes destes ácidos são: ácido glicólico, ácidos lático, mandélico, ascórbico (vitamina C) e málico. Estes componentes trazem várias vantagens para a pele, tais como, esfoliam a pele e aceleram a renovação celular.
Sobre os BHAs
Quando falamos de peles oleosas e mistas este tipo de esfoliantes trazem imensos benefícios. Para ilustrar temos o exemplo do Ácido Salicílico. Um tipo de produto que tem a capacidade de esfoliar a tua pele apenas por estar em contacto com a mesma, e por outro lado, tem a capacidade de entrar na concentração de sebo e de a desfazer. Sendo portanto, um excelente aliado para quem tem a pele oleosa a mista. Por outro lado, ajuda a diminuir a espessura da pele, tornando-a mais lumiosa e homogenia. É também um excelente anti-inflamatório, o que o torna um poderoso componente para tratar a acne, borbulhas e pontos negros. Pode ser utilizado sozinho ou combinado com AHAs.
Sobre os PHAs
Estes são os mais apropriados para peles sensíveis. Eles têm menor probabilidade de irritar a pele, pois funcionam de forma mais lenta. O que permite também, que consigamos perceber como reage na nossa pele ao introduzi-lo na nossa rotina de cuidados de pele. A molécula dos PHSs é maior comparando aos AHAs, o que resulta numa esfoliação mais superficial. Podem ter ação hidratante, esfoliante e ainda antioxidante.
Qual deles devo escolher para a minha pele?
Para fazeres a escolha mais acertada para a tua pele, deveras ter em consideração qual é o teu tipo de pele, e qual é o propósito. Caso tenhas a pele seca e queiras combater os sinais de envelhecimento, talvez devas optar pelos AHAs. Caso a tua preocupação seja o excesso de oleosidade e eliminar os pontos negros, talvez devas optar pelos BHAs, como o acido salicílico, por exemplo. Se a tua pele for sensível, sem duvidas que deveras escolher os PHSs.
Revolution Skincare 30% AHA + BHA Peeling Solution
Ainda à pouco falamos de esfoliantes químicos, pois bem, tens aqui uma excelente hipótese. É um peeling químico intensivo para pele radiante. É daqueles esfoliantes que apenas tens de aplicar e esperar que atue. Usa à noite, 2 vezes por semana no máximo. Espalha de uma forma uniforme algumas gotas do produto na pele limpa e seca. Deixa atuar cerca de 10 minutos. Logo de seguida, lava com água morna. Revolution Skincare 30% AHA + BHA Peeling Solution é dos meus preferidos.
Cosrx BHA Blackhead Power Liquid
É de uma marca Coreana que adoro. Trata-se de uma essência exfoliante anti cravos.
Ajuda a remover as células mortas e acelera a renovação celular. Por consequência a pele fica mais luminosa. Abre e limpa profundamente os poros obstruídos.
Previne o aparecimento de imperfeições e ajuda a uniformizar o tom de pele.