Constipação intestinal – Sintomas e Tratamento
Hi Beautis! Constipação intestinal!
Constipação intestinal – Sintomas e Tratamento!
A prisão de ventre é um problema bastante comum, mais do que alguma vez possamos imaginar. Regra geral, quem sofre de constipação intestinal tem o que se chama de intestino preguiçoso, ou seja, os movimentos deste órgão são menos frequentes. O que fará com que as idas à casa de banho aconteçam com menos frequência, e quando ocorrem, poderão ser dolorosas. É uma situação que causa muito desconforto, e que traz problemas associados.
Para que possamos identificar se efectivamente tens constipação intestinal, importa referir que aqui não importa muito as vezes que vais à casa de banho. Pois esta frequência varia muito de pessoa para pessoa. Existe sim um padrão razoável, mas de uma forma geral, é algo muito subjectivo. O que realmente poderá ser motivo de alarme é se a evacuação é desconfortável, mesmo se fores à casa de banho todos os dias.
Possíveis causas da Constipação intestinal
Bloqueios no cólon ou reto intestinal
Bloqueios no cólon ou reto pode retardar ou estagnar o movimento das fezes.
Estes bloqueios podem ter várias origens: fissura anal; bloqueio intestinal; cancro no cólon; tumores…
Problemas neurológicos
Doenças que afetam os nervos do cólon e reto muitas vezes podem fazer com que este orgão não trabalhe como deveria. As causas poderão ser: neuropatia autonômica; esclerose múltipla, parkinson, lesão na medula e AVC.
Problemas musculares
São doenças que afetam os músculos pélvicos. Estes problemas nos músculos podem causar constipação crônica. Alguns deles são: Muita dificuldade em relaxar os músculos pélvicos e permitir a evacuação; mau funcionamento dos músculos pélvicos ou os mesmos podem estar enfraquecidos.
Beber água é sem dúvida uma rotina que te poderá ajudar muito a regular os teus intestinos e evitar a constipação intestinal. O aconselhável é que bebas dois litros por dia. Se tiveres dificuldade em beber água, experimenta fazer água aromatizada. Por exemplo: Num litro e meio de água junta: 1 pau de canela, um ramo de hortelã, uma rodela de gengibre e umas gotas de limão ou lima. Caso prefiras algo quente, podes fazer um chá, exactamente com os mesmos ingredientes. Dá preferência à água alcalina em detrimento da água acida.
Comer grandes quantidades de produtos lácteos não é nada saudável, e não ajudará em nada na constipação intestinal. Podes substituir o leite de vaca por leite vegetal. Caso gostes de sabores mais amenos e neutros, opta pelo leite de aveia ou amêndoa. O leite de coco também é uma excelente opção para quem gosta do sabor deste fruto.
Fazer desporto é algo que melhora o teu corpo de uma forma geral. Estejamos a falar do teu corpo físico ou energético. Eu comecei a fazer yoga em casa e ajudou-me muito. Sinto o meu corpo mais regulado e equilibrado.
A alimentação é crucial, e neste ponto aquilo que te poderei dizer, é que deves procurar alimentos a sério, e não coisas que fingem ser alimentos. Procura comer mais fruta e mais legumes. E evita ao máximo tudo aquilo que é processado. Ainda mesmo esta semana tomei conhecimento de algo que me deixou de boca aberta. Sabes quantos ingredientes têm as batatas fritas pringles? 17!!! Eu fiqueiloca, como é possível? Se queres comer umas batatas fritas, mais vale descascares as batatas e fritar em casa. Ficam maravilhosas fritas em azeite! E se optares por as de pacote, tenta escolher umas que sejam mais simples na sua composição.
Tomar um suplemento de curcuma. O Suplemento de Cúrcuma é um poderoso super alimento, as suas fantásticas propriedades são conhecidas há milénios. O Suplemento de Cúrcuma ajuda a prevenir a a tratar casos de cancro. É um poderoso anti-inflamatório; purifica o sangue, controla o colesterol, tem imenso ferro; melhora a funcionalidade do cérebro e melhora a saúde de uma forma geral. Na minha loja de produtos naturais da Tailândia tenho lá o suplemento de curcuma que eu tomo.
Benefícios:
Poderoso anti-inflamatório; Purificador do sangue; Controla o colesterol; A cúrcuma é uma excelente fonte de ferro; Reduz o risco de doença cardíaca; Melhora a função cerebral e diminui o risco de mal de Alzheimer; Cúrcuma pode ajudar a prevenir e até mesmo tratar alguns tipos de cancro; Pacientes com artrite respondem muito bem à suplementação com curcumina e Age na prevenção ao diabetes.
Por mais atenta que estejas, e por mais cuidadosa que possas ser com o teu corpo, é deveras importante que consultes um médico, para que possas ter a certeza do teu estado de saúde. Podes começar por procurar o teu médico de família. Podes marcar a tua consulta online.
6 comentários
Virginia
Adorei! Passei a saber tudo sobre esta materia! Coisas que por vezes nem falamos por vergonha mas que fazem parte de nós. Bj
Neuza Mariano
Verdade amiga.
Ainda bem que gostaste.
Um grande beijinho querida.
Bárbara Tavares
Olha eu bem sofro com este tema.. beijocas
Neuza Mariano
Também eu ?
É uma chatisse
Daniela
Gostei imenso do artigo minha linda. Realmente é muito importante saber mais sobre estes assuntos. E manter uma alimentação saudável é crucial. Beijinhoo grande
As coisas dela
Tu dás-nos posts tão importantes e interessantes… Obrigada! Beijinhos*