Meditação: O que é, e como fazer
Hi Beautis! Meditação!
Meditação: O que é, e como fazer!
Um dos maiores obstáculos que tive para iniciar a fazer meditação foram as ideias preconcebidas que eu tinha sobre a mesma. Pensava que meditar era parar a mente. Desligar os meus pensamentos e emoções, estar só plena, estática, e sem actividade cerebral. Esta ideia prendeu-me durante muito tempo, e não me deixava avançar e desenvolver esta intenção. Achava que era uma tarefa deveras difícil, então nem quis começar!
Estudo muito sobre o assunto meditação, e outras ideias que envolvem a espiritualidade e desenvolvimento pessoal. Numa das minhas pesquisas encontrei a Monja Coen, uma inspiração e referência no Budismo. E foi ao ler o que ela defende, e a assistir a muitas palestras dela que dei o primeiro passo na prática da meditação.
A meditação é sobre a mente humana, é ir além daquilo que nos limita. Se reparares é cómodo limitarmo-nos a algo, ter pena de nós próprios e arranjar desculpas para não fazer isto e aquilo. Como romper e ir além? O que podemos fazer a respeito de uma limitação que temos ou que criamos? Vamos sentar e observar a própria mente! Não é observar o mar, a lua, nem os pássaros, é observar e olhar em profundidade a minha mente, a minha respiração e os meus pensamentos.
A Monja Coen explica num vídeo o que é a meditação Zazen. Aconselho que vejas o vídeo e que reproduzas à tua maneira. Porém, vou deixar aqui alguns passos:
Ambiente tranquilo
É importante que estejas num local confortável e arrumado. A temperatura deve ser amena. Se for em dias frios até podes tapar as pernas com uma mantinha ou vestir um robe quentinho. Desliga o teu telemóvel e garante que não serás incomodada durante aqueles minutos.
Almofada e mãos
Senta-te sobre uma almofada fofinha. Coloca as mãos palma com palma, ou então escolhe uma posição confortável. O mais importante é que estejas bem. Cumprimenta o local e relaxa.
Equilíbrio e respiração
Dobra as pernas de forma confortável, e encontra uma posição que assente numa base de equilíbrio. Respira naturalmente e de forma consciente.
Observa a mente
Os teus pensamentos vão invadir a tua mente, isso é perfeitamente normal. Não te apegues a nenhum deles, deixa-os passar pela tua mente, mas sem te apegares a eles.
Agradece
Agradece e vai movimentando o teu corpo suavemente até que te possas levantar.
Aproveita sobretudo este momento para estares contigo própria. Concentra-te no momento presente, no aqui e o agora! Tenta acalmar a tua mente e procura estar plena. Diz a ti própria que está tudo bem, tudo está bem! Os pensamentos não te vão largar, não te preocupes, isso é super normal. Apenas não invistas nele, deixa-o ir.
A prática de meditação traz muitos benefícios como redução da ansiedade, reduz a negatividade, ajuda a tratar depressão, promove o bem-estar, a pressão arterial fica equilibrada e sobretudo é uma pratica que te ajuda a conhecer o teu Eu melhor.
Para escrever este artigo recorri ao meu Eu, e à querida Monja Coen que é uma inspiração encantadora. Baseei-me em particular nestes vídeos: O que é meditar e Como meditar.
5 comentários
Susana
Obrigada pelo post … isto é um coisa que eu preciso mesmo de começar a fazer , a minha médica de família e a minha dentista já me disseram para fazer isto varias vezes , mas penso sempre que não consigo então nem experimento. Mas vou ver estes vídeos e ver se consigo fazer ? obrigada mais uma vez ❤️ Beijinhos grandes
Ana Beatriz Pereira Martins
Nunca fiz, mas adorei ler o post e saber como fazer se algum dia sentir necessidade!!
Novo post:
Beijinhos ♥
Ester
É tão importante a meditação, todos devíamos fazer, todos os dias tal como um desporto! Continuo a adorar o conteúdo do teu blog, Neuza!
She Walks Blog
Josi Anacleto
Adoro os videos da Monja Coen! São muito inspiradores sempre. A meditação realmente pode mudar a nossa mente. Desde que comecei me senti muito melhor e tranquila! Gostei muito do post, beijos!
Ana
Simplesmente plenitude! <3