música para estudar e ter concentração 9
Espiritualidade e estilo de vida

A melhor música para estudar e ter concentração

Hi Beautis! Música para estudar e ter concentração!

A melhor música para estudar e ter concentração!

Sabias que a várias frequências de música estimulam em nós sentimentos, faculdades e capacidades? É incrível como a música nos pode influenciar tanto. A música tem o poder de nos deixar pensativos, tristes, alegres, motivados. Enfim, existe um estilo de música para todas as sensações e sentimentos. Neste artigo vamos falar exactamente disso, e de como podes usar este recurso para melhorar o teu foco e concentração.

Nunca estudei muito, mas no tempo de faculdade fui mesmo obrigada a fazê-lo. De uma forma empírica percebi que a música que eu ouvia estava intimamente relacionada com o meu estado de espírito. E que algumas ajudavam-me muito a estar mais concentrada. A partir daqui sempre que tenho de estar concentrada apoio-me sempre na música. Esta permite-me estar numa vibração muito favorável e o meu foco fica muito direccionando. Hoje em dia, não há um único momento que não me apoie na música para trabalhar. Agora mesmo, enquanto escrevo este artigo estou a usufruir da concentração que só a música me dá.

música para estudar e ter concentração

Vantagens de estudar / trabalhar com música

Quando ouvimos música, o nosso cérebro começa a secretar dopamina. Esta hormona regula a memória, melhora os processos cognitivos, a tomada de decisões e também produz uma sensação de prazer.Isso melhora substancialmente o nosso desempenho e a nossa capacidade de estar concentrado. Além de aumentar a felicidade e predispor-nos a uma melhor assimilação do que vamos estudar.

Foi demonstrado que ouvir música activa certas partes do cérebro que melhoram a sua concentração, capacidade de resolução de problemas e memória. Embora nem toda a música sirva este propósito, a verdade é que praticamente qualquer tipo de música calma e suave (embora não muito) serve este propósito. A música nos permite focar na tarefa que estamos fazendo e nos concentrar no que estamos estudando.

Ouvir música enquanto se estuda permite eliminar distracções. Como isso é possível? Foi demonstrado sem música estás sujeito a ouvir as conversas de outras pessoas, ouves ruídos na rua, cães a ladrar, entre outros.
Todos estes ruídos pontuais distraem-te e tornam a concentração muito difícil. No entanto, quando ouves música, consegues controlar o ruído ambiente com um som harmónico e repetitivo que mascara os ruídos pontuais que te distraem. A música ajuda-te a relaxar e a reduzir eventual estados de ansiedade. Por consequência o teu desempenho aumentará exponencialmente.

música para estudar e ter concentração

Inconveniências de estudar com música

Há algumas desvantagens em ouvir música para fins de estudo, e estas desvantagens estão muitas vezes ligadas à escolha de uma lista de reprodução inapropriada para se concentrar, quer esteja a trabalhar ou a estudar. Alguns pessoas advogam que ouvir música para estudar irá aumentar o teu esforço de foco, pois estarás a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo (multi tarefa). Logo, o teu cérebro tem que ser dividido em duas tarefas, reduzindo assim o seu desempenho para a tarefa principal, o estudo ou trabalho.

Alguns especialistas argumentam que o uso da música durante o estudo torna o cérebro mais superficial e que o que é aprendido só é lembrado por um curto período de tempo.

A música submete-te a um estado de isolamento do ambiente, para que possas perder a noção de tempo e espaço que nos rodeia, podendo prolongar o tempo de estudo mais do que aconselhável e não fazer as paragens necessárias para evitar o nosso esgotamento mental.

A maioria dos alunos ouve música em dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou laptops, que além de nos permitir ouvir música são uma fonte de distracções infinitas (e-mails, notificações, etc.) que impedem que você mantenha a concentração.

música para estudar e ter concentração

Que tipo de música é melhor para estudar e aumentar a concentração

Há uma grande variedade de opiniões sobre qual música é melhor para estudar e para te concentrares. Embora a maioria das teorias aponte que existem certos estilos musicais que parecem mais adequados para estudar, tais como música clássica, música New Age, Chill Out ou os sons da natureza.

Embora, na nossa experiência, tenhamos chegado à conclusão de que cada um funciona melhor num determinado tipo de música. Há pessoas que podem se concentrar a ouvir Pixies e outras não são capazes de ler um parágrafo se não for com Vivaldi. O género musical depende de cada um, desde que ele cumpra seu objectivo: melhorar a concentração e a memorização durante o estudo.

Escolhe livremente a música que queres ouvir enquanto estudas. Embora nós recomendamos que evites música muito alta com sons muito baixos ou altos (Punk, Metal, etc.), e música muito lenta e relaxante que pode deixar-te sonolento.

Dicas para ouvir música enquanto estudas / trabalhas

Ouvir música silenciosa e harmoniosa, sem demasiada estridência, como música clássica, música chill out, música ambiente ou bandas sonoras. Qualquer um que cumpra estes requisitos serve. Se não te consegues concentrar na música, tenta sons da natureza. Há de tudo, desde ondas a pássaros a cantar. Aquele com chuva e trovões vai-te concentrar.

Se o conteúdo que tens de estudar é mecânico (por exemplo, exercícios de matemática), é melhor ouvires música um pouco mais animada, o que ajudará a te motivares. Caso contrário, é melhor optar por uma música mais lenta.

Não exageres com o volume. É bom isolares-te do barulho mundano, mas não deixes a música muito alta se quiseres estudar. O melhor, um volume médio-baixo para obter uma melhor concentração.

Criar ou usar listas de reprodução ou listas de reprodução já criadas. Assim, evitarás ter de procurar músicas a cada cinco minutos. Além disso, estas listas de reprodução irão ajudar-te a definir um ritmo de estudo, por exemplo, podes ouvir uma lista de reprodução de duas horas para estudar sem interrupções de qualquer tipo e quando terminar descansas por um tempo e voltas com outra lista de reprodução.

Sem programas de rádio, televisão ou streaming, etc. Qualquer tipo de interlocução de apresentadores ou anúncios irão distrair-te.
E finalmente, ouve esta música antes do exame. Mesmo na noite antes de ires dormir. Ela irá ajudar-te a relaxar e a libertares-te do stress do momento.

música para estudar e ter concentração

Música para activar as ondas alfa do cérebro e melhorar a concentração

Vamos começar por explicar o que é esta coisa da onda alfa. As ondas alfa são ondas cerebrais que funcionam entre 8 e 14 Hertz e são activadas quando o corpo e a mente estão relaxados e sem stress.

Foi demonstrado que estas ondas são dominantes em pessoas descontraídas e criativas. Isto significa que quando estamos num determinado ponto de relaxamento e concentração o nosso cérebro começa a emitir este tipo de ondas que faz com que a nossa capacidade de atenção e memorização seja maior.

A música que estimula as ondas alfa do nosso cérebro, faz com que o aluno se sinta muito melhor e aumenta a sua capacidade de aprendizagem. Eles também aumentam a capacidade de resolver problemas, melhorar o sistema imunológico e diminuir a ansiedade.

Mas nem todas as frequências servem o mesmo propósito e muitas podem ter um efeito inverso. É por isso que é melhor saber como o cérebro funciona com as diferentes frequências das ondas alfa para que possas escolher o tipo de música que precisas dependendo do que queres alcançar.

De 8 a 10 Hz: Aumenta a memorização e a aprendizagem.
A 10 Hz: Estimula a libertação de serotonina e melhora o humor.
A 11 Hz: Aumenta o relaxamento e diminui o stress.
A 12 Hz: Estabilidade mental e faz com que te concentres na actividade.
De 11 a 14 Hz: Aumenta a atenção e a consciência, bem como a absorção de informação. É a frequência ideal para aprender.

música para estudar e ter concentração

As melhores listas de reprodução do Youtube para estudar e ter concentração

Para que possas ter estas playlists sempre no teu telemóvel mesmo quando não tens internet, quero-te sugerir essa alternativa a APP PEGGO, através da mesma podes recorrer à tua música muito facilmente, em qualquer lugar e sobretudo sem internet. música para estudar e ter concentração

Poderás ter interesse: Dormir melhor – 6 dicas infalíveis.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *