Barreira Cutânea
Cuidados do rosto

Barreira Cutânea – Qual a sua Função e Recuperar em 5 Passos

Hi Beautis! Barreira Cutânea!

Barreira Cutânea – Qual a sua Função!

A barreira cutânea protege o nosso corpo dos radicais livres. Ambientes agressivos são muitas vezes a causa de danos. Mas qual é exactamente a barreira da nossa pele, qual é a sua finalidade e o que pode causar danos? Neste artigo, ajudaremos a responder a essas perguntas e também exploraremos as etapas que podes seguir para proteger e restaurar essa camada defensiva vital.

O que é a barreira cutânea e para que serve?

A pele é composta de camadas, cada uma desempenha funções importantes na proteção do nosso corpo. A camada mais externa, chamada de estrato córneo, é frequentemente descrito como uma parede de tijolos. Consiste em células duras da pele chamadas corneócitos que são unidas por lipídios semelhantes a argamassa.

Dentro das células da pele, ou “tijolos”, encontramos a queratina e hidratantes naturais. A camada lipídica contém:

  • colesterol
  • ácidos graxos
  • ceramidas

 

Esta parede de tijolos fantasticamente fina é literalmente o que nos mantém vivos. Sem ele, várias toxinas e patógenos ambientais nocivos podem penetrar na pele e causar efeitos adversos dentro do corpo. Além disso, sem a Barreira Cutânea, a água dentro do corpo escaparia e evaporaria, deixando-o completamente desidratada. Por isso, ela é essencial para a boa saúde geral e precisa ser protegida para ajudar o corpo a funcionar adequadamente.

 

O que pode danificar a barreira da pele?

Diariamente, a pele se defende-se contra uma enxurrada de ameaças, muitas das quais vêm de fora do corpo e algumas vêm de dentro. Alguns dos factores externos e internos que podem afectar a Barreira Cutânea incluem:

  • ambiente muito húmido ou muito seco
  • alérgenos, irritantes e poluentes
  • muita exposição ao sol
  • detergentes e sabões alcalinos
  • exposição a produtos químicos agressivos
  • excesso de esfoliação ou excesso de lavagem
  • esteróides
  • stress psicológico
  • factores genéticos como dermatite atópica e psoríase
O papel do manto ácido

A barreira da pele é ligeiramente ácida. Essa acidez ajuda a criar uma espécie de amortecedor contra o crescimento de bactérias, vírus e fungos nocivos que podem danificar a pele e levar a infecções e outras doenças da pele. É especialmente importante proteger o manto ácido ao redor das feridas, pois a acidez da pele é necessária para muitas das interacções biológicas que ocorrem durante o processo de cicatrização.

Como saber se a Barreira Cutânea está danificada?

Quando a barreira da pele não está integra, podemos estar mais propensos a desenvolver os seguintes sintomas e condições da pele:

  • pele seca e escamosa
  • comichão
  • manchas
  • acne
  • áreas sensíveis ou inflamadas
  • infecções cutâneas bacterianas, virais ou fúngicas
Como proteger e restaurar a barreira da pele

Dada a importância de manter a barreira da pele e o manto ácido, o que podes fazer para mantê-los saudáveis ​​e funcionais? Vejamos cinco estratégias que podem ajudar.

1 – Cuidado com as exfoliações e ácidos em excesso

Alguns tipos de esfoliantes, escovas e ácidos podem danificar temporariamente a Barreira Cutânea. Se estiveres a esfoliar muito a pele, observa como a pele reage ao método que usas. Quem tem a  pele sensível deverá ter em atenção que a pele pode não reagir da melhor forma. A melhor opção será usares um esfoliante químico suave. Uma boa opção é o ANUA Heartleaf 77% Soothing Toner, para além de fazer uma esfoliação suave, também tem propriedades calmantes e restauradoras.

2 – Presta atenção ao pH

O manto ácido delicado da pele ronda em torno de um pH de 4,7. Mas o pH de alguns produtos para a pele pode variar de 3,7 a 8,2. Os pesquisadores recomendam a limpeza com um produto que tenha pH entre 4,0 e 5,0.

Manter o pH da pele em um nível saudável pode ajudar a protegê-lo de doenças da pele como dermatite, acne e infecções por candida albicans. Embora nem todos os produtos listem seu pH, alguns o fazem.

3 -Experimenta um óleo vegetal para reabastecer a barreira da pele

Uma pesquisa de 2018 sugere que certos óleos vegetais podem ajudar a reparar a barreira da pele e também evitar que a barreira da pele perca humidade. Muitos desses óleos também têm efeitos anti-bacterianos, anti-inflamatórios e antioxidantes. Para este efeito sugerimos o Pyunkang Yul Oil, fornece proteção antioxidante com uma poderosa mistura de óleos vegetais. A pele fica reforçada com hidratação e restaurada, o acabamento não é pesado ou oleosa. O produto é composto por sete óleos naturais: óleo de jojoba, óleo de girassol, manteiga de karité, óleo de gerânio, óleo de alecrim, óleo de cidra, óleo de lavanda e óleo de bergamota que juntos nutrem e iluminam a pele.

4 – Procura formulas que incluam ceramidas

As ceramidas são lipídios cerosos encontrados em concentrações especialmente altas no estrato córneo. Eles são cruciais para garantir que a barreira da pele funcione correctamente.

Uma pesquisa de 2019 mostra que produtos que têm pseudoceramidas podem ajudar a melhorar a pele seca, comichão e descamação causadas por uma barreira de mau funcionamento. Hidratantes ricos em ceramidas também podem fortalecer a integridade estrutural da barreira da pele. Hidratantes de ceramidas podem ser especialmente úteis, mesmo se tiveres acne.  Pois quem tem esta condição de pele a barreira é frequentemente prejudicada e os tratamentos para acne podem deixar a pele seca e avermelhada.

Para este efeito sugerimos o icónico MadeCera Cream,  Tem calmantes e antioxidantes para a pele que são superstars asiáticas nomeadamente madecassoside, asiaticoside.

5 -Ácido hialurônico, petrolato ou glicerina

A pele seca é um problema comum, e os hidratantes são a solução frequentemente recomendada. Um hidratante oclusivo ajuda a barreira da pele, pois reduz a quantidade de perda de água da pele. Esses produtos deixam uma película fina na pele que ajuda a evitar a perda de humidade.

Uma das formas é proteger a pele da perca natural de água, para esse efeito os óleos são uma excelente opção, bem como hidratar com: ácido hialurônico, glicerina, mel e uréia.

Nem todos os ingredientes de cuidados com a pele funcionam para todos. É por isso que deves experimentar alguns produtos diferentes para determinar qual deles funciona melhor para manter a tua pele saudável, protegida e bem hidratada.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.