Alecrim para cabelo – Benefícios e como usar
Hi Beautis! Alecrim para cabelo!
Alecrim para cabelo – Benefícios e como usar!
O alecrim é uma erva cheia de propriedades, bastante popular na culinária. Esta planta é nativa da região do Mediterrâneo, onde é usada como alimento e remédio há séculos.
Assim como o orégão, a hortelã-pimenta e a canela, o alecrim é frequentemente encontrado na forma de óleo essencial. Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados e destilados de compostos vegetais voláteis. Estes são usados para cozinhar, limpar, beleza, saúde e outros fins.
Nos últimos anos, houve alegações de que o óleo pode ser óptimo para o crescimento do cabelo. Alguns dizem que poderia até prevenir a queda de cabelo, apontando para o uso de alecrim nas culturas mediterrâneas em lavagens de cabelo para promover o crescimento do cabelo por centenas de anos como evidência de apoio.
Alecrim para cabelo – Pode tratar a queda?
A ideia de que o alecrim estimula o crescimento do cabelo pode vir dos benefícios básicos do alecrim para a saúde. Diz-se que a planta tem:
- tem propriedades anti-inflamatórias
- promove o crescimento do fio
- melhora a circulação
- impede que os folículos fiquem sem suprimento de sangue, morrendo e levando à perda de cabelo
- Pode proteger contra danos ambientais. Semelhante a um potente sérum de vitamina C , o óleo de alecrim pode atuar como um escudo contra factores ambientais, graças à sua concentração de antioxidantes. O óleo de alecrim, junto com outros antioxidantes tópicos, combate os danos dos radicais livres para tratar e evitar alguns efeitos nocivos da radiação UV e da poluição.
Além de estimular o crescimento do cabelo, o alecrim é usado para prevenir o envelhecimento prematuro e a caspa. Também pode ajudar no couro cabeludo seco ou com comichão.
Alecrim para cabelo – Como devo usar o óleo de alecrim para queda de cabelo?
Aqui estão algumas maneiras de tentar usar o óleo de alecrim como restaurador e espessante capilar. Tenta qualquer um desses tratamentos uma a duas vezes por semana para começar.
1 – Massageia directamente no couro cabeludo
Depois de misturar cerca de 5 gotas de óleo essencial de alecrim com uma colher de chá de óleo transportador (como óleo de jojoba ou óleo de coco), massageia uniformemente no couro cabeludo após o banho ou duche. Enxaguar o óleo depois é opcional – embora, se enxaguares, deixa o óleo agir no couro cabeludo por pelo menos 5 a 10 minutos antes.
2 – Mistura no teu shampoo
Isso também pode se aplicar a condicionadores, loções ou cremes. Coloca cerca de 7 gotas do óleo de alecrim dentro da embalagem do produto em questão. Depois, usa o mesmo como de costume. Também podes adicionar 2 a 3 gotas directamente a qualquer produto de cabelo ao aplicar um pouco na palma da mão antes de usar.
3 – O tempo certo
Dá tempo ao óleo de alecrim para trabalhar . Deixa o óleo de alecrim agir por pelo menos algumas horas. O aconselhado é aplicares o produto à noite e depois lavar o cabelo pela manhã.
4 – Produtos com fragrância
Evita produtos perfumados . Produtos com fragrância adicionada podem diminuir a eficácia do óleo de alecrim ou causar irritação na pele.
5 – Sê paciente
O uso de óleo de alecrim não vai fazer milagres de um dia para o outro. O seu uso deve ser regular e consistente. Os especialistas admitem que a periodicidade ideal será de usá-lo duas ou três vezes por semana durante seis meses para ver uma melhora significativa.
Alecrim para cabelo pode ajudar no crescimento?
Embora as evidências científicas ainda sejam limitadas, o óleo de alecrim mostrou efeitos promissores no crescimento do cabelo – não apenas nos depoimentos de utilizadores como alguns dermatologistas o recomendam. Apontam para um estudo de 2015 que descobriu que o alecrim era comparável ao popular tratamento para queda de cabelo, minoxidil(que é encontrado em produtos como Rogaine) – pelo menos para homens que lutam contra a perda de cabelo genética, que foi o grupo demográfico no qual o estudo se concentrou. O estudo revelou diferenças mínimas entre os efeitos do óleo de alecrim e do minoxidil após três e seis meses de tratamento, com os pacientes de ambos os grupos não observando aumento no crescimento do cabelo após três meses, mas observando um “aumento significativo” após seis. Mais notavelmente, os pacientes com óleo de alecrim experimentaram menos irritação e coceira no couro cabeludo do que o minoxidil 2%, uma vantagem que o diferencia.