water 1047731 960 720
Alimentação, desporto e bem-estar

Porque é que deves beber água alcalina

Hi Beautis! Água alcalina!

Água alcalina: porque é que a deves beber!

PH significa “potência de hidrogénio”, e é através desta escala que conseguimos medir o grau de alcalinidade, acidez ou neutralidade de algo. Esta escala é numerada do 0 ao 17, sendo que 7 é um valor neutro, no 0 temos a acidez máxima, e o 14 o estado de alcalinidade máximo. Quando nascemos o nosso PH é alcalino, porém tem tendência para se tornar cada vez mais ácido com o passar dos anos. As causas são várias, mas sobretudo o tipo de alimentação que fazemos, estilo de vida e contacto com a poluição. Um corpo ácido reúne as condições perfeitas para muitas doenças se instalarem, por isso, é crucial que façamos alguma coisa para reduzir esta tendência.

Agora deves-te estar a questionar como deves proceder para conseguires manter o teu corpo alcalino, e perguntas muito bem, vamos então ver como podes promover este equilíbrio no teu corpo. Antes de mais deves investigar nos pontos de venda as águas que tens ao teu dispor, basta leres o rotulo que o mesmo diz-te exactamente em que parte da escala ela se posiciona. A que eu costumo comprar é a Monchique, está água é considerada super alcalina, pois o seu PH é de 9,5. A água da marca de distribuidor Continente também é uma boa opção, tem 6,66 de PH.

água alcalina

Alimentos ácidos que deves evitar

De uma forma geral todos os produtos processados têm um PH muito ácido, se evitares estes alimentos já estarás a contribuir para que o PH do teu corpo seja equilibrado. Contudo, fica a par de alguns alimento altamente ácidos: Coca-Cola (refrigerante): 2.5; vinagre: 2.9; café: em torno de 4,0; cerveja: varia de 2,5 a 4,2, dependendo da marca.

Alimentos alcalinos que deves ingerir

Os alimentos alcalinos são aqueles que têm pouca quantidade de açúcar, tais como: batatas; legumes verdes e coloridos; bananas; amêndoas, castanhas; frutos secos azeitonas pretas; abacate e azeite. Para estares a par desta distinção vê neste artigo uma lista muito completa de alimentos alcalinos e ácidos.

água alcalina

Benefícios de ter um corpo alcalino

Os benefícios são imensos, por si só, estarás mais equilibrada e em plenitude. Porém, existem mudanças que certamente notarás, tais como: melhor funcionamento de todo o sistema digestivo; perda de massa gorda;  redução de toxinas e metais pesados, por consequência vais retardar os sinais de envelhecimento.

As artérias ficam mais protegidas, o que irá prevenir doenças cardiovasculares. Segundo o estudo no BMC Public Health Journal (2004), o mesmo advoga que houve melhora da pressão arterial dos pacientes que tomavam água alcalina. A água alcalina oxigena as células e ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis por doenças e envelhecimento precoce. Ajuda a melhorar os diabetes, colesterol alto, obesidade, hepatite, entre outras.

Este tipo de água hidrata mais e mais rápido do que uma água mais ácida. Esta característica vai aumentar  o rendimento dos processo biológicos do teu corpo, pois os nutrientes ingeridos serão mais céleres a chegar às tuas células. Diminui o risco de doenças como o cancro se instalem no nosso corpo, combate a retenção de líquidos.

água alcalina

Como fazer água alcalina em casa

Sempre bebi a água da torneira, até porque a água do meu concelho é bastante satisfatória. Não obstante, poderás fazer a tua agua alcalina em tua casa. Num recipiente coloca 2 litros de água, junta 1 limão cortado e com casca, deixa repousar 8 horas. A tua água está pronta.

água alcalina

Poderás ter interesse: Yoga em casa – como aprendi e aulas grátis e Diferença entre cosmética natural, vegan e orgânica.