Óleo de coco para pele
Cuidados de beleza

Óleo de coco para pele – 8 Formas de usar

Hi Beautis! Óleo de coco para pele!

Óleo de coco para pele – 8 Formas de usar!

O óleo de coco é um daqueles ingredientes que tem tanto potencial na cozinha quanto na tua rotina de cuidados com a pele. Mas muitas vezes surge a dúvida se de facto o podemos usar na pele. Isso depende, começando pelo tipo de óleo de coco que usas na pele. O óleo de coco é extraído da carne do coco maduro, encontrado em palmeiras especializadas chamadas cocos nucifera (coqueiros). Existem diferentes processos mecânicos e químicos usados ​​para fabricar óleo de coco – para uso em cuidados com a pele, óleo de coco não refinado (virgem ou extra-virgem) prensado a frio é o recomendado. E por outro lado, este ingrediente é excelente para fazeres umas receitas caseiras, tais como: Esfoliante de coco para os lábios.

Então, quão benéfico é adicionar Óleo de coco para pele?

Quando o óleo de coco é prensado a frio, o que significa que o óleo é removido sem o uso de calor, acredita-se que o processo retenha mais nutrientes do óleo em comparação com outros métodos de processamento. Quanto a como esses nutrientes podem ajudar a dar um impulso à tua pele e se o óleo de coco é um bom complemento para sua rotina de cuidados com a pele, aqui está o que os dermatologistas sabem até agora.

Um dos papéis principais que o óleo de coco pode desempenhar na tua rotina de cuidados com a pele é o de um hidratante, graças ao fato de ser rico em ácidos graxos de cadeia média – principalmente o ácido láurico, que possui algumas habilidades anti-bacterianas e anti-microbianas importantes, e o ácido linoleico, um hidratante rockstar.

As propriedades emolientes do óleo de coco podem ser benéficas para reparar a função de barreira da pele (a camada mais externa da pele que defende o teu corpo contra ameaças ambientais), tornando-o uma adição especialmente útil à tua rotina de cuidados com a pele se tiveres a pele seca e sensível ou dermatite atópica.

Além de super-hidratante, o óleo de coco tem a capacidade de atuar como uma camada protetora que fica sobre a pele e retém a humidade, além de evitar a perda transepidérmica de água (onde a água passa pela pele e evapora no ar).

Essa camada protetora ajuda a reparar pele seca nas camadas externas da pele com mais eficiência, dificultando a invasão de bactérias nocivas.

O óleo de coco também contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes de acordo com o International Journal of Molecular Sciences. Essas propriedades, quando combinadas com os efeitos hidratantes e emolientes do óleo de coco, têm o potencial de acelerar a cicatrização de feridas.

E como suas propriedades antioxidantes podem ajudar a neutralizar e prevenir os radicais livres dos raios ultravioleta e da poluição, por isso se costuma dizer que faz bem aplicar óleo de coco na pele depois da praia. Uma ressalva: não coloques óleo de coco em queimaduras solares – porque irá selar a zona, isso irá prender o calor e piorar a queimadura. Depois que a tua pele tiver alguns dias para cicatrizar  podes então aplicar óleo de coco para curar a região.

Óleo de coco para pele do rosto

Este tema é um pouco controverso, pois dependendo da situação (e do profissional). O óleo de coco é uma gordura natural (quando puro), a estas gorduras chamamos triglisseridos. Todos os triglisseridos (não só o óleo de coco, também todos os óleos vegetais como o óleo de Amêndoas doces de monoi, argan e por aí fora) são oclusivos, ou seja tapam os poros impedindo as secreções de saírem (e elas têm de sair).

Apesar das propriedades anti-bacterianas e anti-microbianas do óleo de coco, ele não é o melhor combatente da acne. O óleo de coco é bastante comedogênico, o que significa que pode entupir os poros e contribuir para a acne. Se tens a pele oleosa e propensa a acne, o óleo de coco não deve ser aplicado em áreas propensas a acne. Evita aplicar óleo de coco no rosto, tórax, parte superior das costas e ombros, pois essas áreas da pele têm mais glândulas sebáceas e teste os adesivos em outras áreas do corpo antes de apostar tudo.

Também não recomendo o uso de óleo de coco como protetor solar. Não há evidências suficientes para apoiar seu uso neste papel. Estima-se que o óleo de coco tenha um valor de SPF de 8 e bloqueie apenas 20% dos raios solares. É recomendável que a tua pele seja protegida com um protetor solar de amplo espectro com pelo menos FPS 30.

1 – Óleo de coco para pele como desmaquilhante

Pois faz derreter a maquilhagem sem ser agressivo para a pele. Para poderes usar o teu óleo de coco como desmaquilhante vais reproduzir aquilo que chamamos de dupla limpeza. Com o rosto bem seco e as mãos também, vais aplicar um pouco de óleo por todo o teu rosto. Depois durante alguns segundos vais fazer uma massajem na pele, incluindo a região dos olhos. Durante este passo, estarás a descolar todas as impurezas à base de óleo, tais como: maquilhagem, protetor solar e oleosidade natural da tua pele.

Depois deste passo, iremos para a segunda fase, agora lavas o rosto com um gel de limpeza facial. Podes usar o que costumas usar. Nesta fase estarás a remover todas as impurezas à base de água da tua pele, tais como o suor e pequenas impurezas.

2 -Óleo de coco para pele como máscara

Após a esfoliação os triglisseridos ajudam a restaurar a pele, e por ter propriedades anti-inflamatórias o óleo de coco ajuda a prevenir o aparecimento de borbulhas (caso tenhas a pele oleosa, acneica, masculina ou negra, retira com água após 30 minutos, se não, podes passar só um algodão para retirar o excesso). Há que ter em conta que isto não é uma coisa para se fazer diariamente, mas uma ou duas vezes por semana.

3 – Óleo de coco para pele madura

Uma pele madura (com rugas profundas e flacidez) requer um cuidado mais intenso, e por isso aplicar 3 ou 4 vezes por semana uma máscara de triglisseridos pode ajudar muito a melhorar o estado da pele (isto após a limpeza diária e retirando o excesso com um papel ou algodão depois de mais ou menos 30 minutos).

4 – Óleo de coco para pele de crianças (antes da adolescência)

Os triglisseridos substituem ou reforçam os cremes para crianças, aplicar o óleo vegetal no corpo e rosto da criança todos os dias só tem benefícios (claro que não estou a dizer para darem banho em óleo de coco, mas aplicar um pouco com a pele húmida, faz mesmo maravilhas e evita a exposição a determinados ingredientes nocivos muitas vezes encontrados em produtos para crianças e bebés).

5 – Óleo de coco para pele como creme corporal

Todos nós temos pouquíssimo sebo do pescoço para baixo, e por isso aplicar um triglisserido após o banho com a pele húmida evita que a pele fique seca, desidratada e flácida com rapidez.
Chamo a atenção para o facto de caso se abuse de produtos oclusivos sejam eles naturais (como os triglisseridos e as gorduras animais) ou sintéticos (como as parafinas e vaselinas), o efeito pode ser o contrário do pretendido, a longo prazo pode deixar a pele mais desidratada.

6 – Óleo de coco para pele na rotina da noite

Por norma a rotina de cuidados de pele da noite, é aquela em que dedicamos mais tempo, e por consequência usamos mais produtos. Todavia, grande parte desses produtos evaporam durante a noite, ou ficam colados nas fronhas das nossas almofadas. Para evitar que isso aconteça podes aplicar o óleo de coco na tua pele como último passo da rotina. Assim, o mesmo fará uma camada oclusiva, o que significa que os produtos não conseguirão evaporar. E sobre a fronha, aconselho que uses uma de seda ou cetim, pois este material não absorve tanto os produtos como outros.

7 -Óleo de coco para pele e a manutenção do bronzeado

Ajuda a manter o bronze, depois de voltar da praia, fazer uma massagem vigorosa no corpo com um triglisserido. Neste caso aconselho a que seja um com propriedades calmantes como o óleo de Amêndoas doces ou o de coco.

8 – Como base para a utilização de óleos essenciais

A grande maioria dos óleos essenciais não deve entrar em contacto directo com a pele no seu estado puro, por isso diluir uma gota de um óleo essencial num óleo vegetal é uma excelente opção para a utilização de um óleo essencial.

Por exemplo, numa pele acneica, muito oleosa, após uma máscara de argila verde aplicar uma máscara de óleo de coco com tea tree oil (uma colher de sopa de óleo vegetal e duas gotas de óleo essencial), para além de ser anti-inflamatório, anti-séptico, anti-bacteriano e Adstringente (diminui o diâmetro dos poros), é muito hidratante e regenerante.

Como escolher um bom Óleo de coco para pele

Ambos os óleos de coco refinados e não refinados têm triglicerídeos (ácidos graxos) e seriam excelentes hidratantes. Mas como o óleo de coco não refinado tem um teor mais alto de fitonutrientes (compostos produzidos pelas plantas para ajudar a protegê-los de ameaças ambientais, como antioxidantes), é a melhor escolha para cuidar da pele.

As altas temperaturas usadas no processo de fabricação do óleo de coco refinado removem muitos dos antioxidantes do óleo, e é por isso que os especialistas em cuidados com a pele recomendam o uso de óleo de coco não refinado para obter benefícios adicionais.

Escolher um óleo de coco orgânico prensado a frio significa que é usado um método de processamento mais suave que não inclui pesticidas, produtos químicos ou aditivos no produto final – outra grande vantagem para a tua pele.

 

Óleo de coco para pele Purity Vision BIO coconut

Proveniente da agricultura biológica nas Filipinas ensolaradas, tem uma composição 100% natural e oferece uma variedade de utilizações. O óleo de coco Purity Vision é ótimo para a pele, corpo e cabelo, e pode mesmo usá-lo em pele delicada de bebé sem se preocupar.

O óleo de coco orgânico é processado dentro de 90 minutos após o coco ter sido triturado. Durante todo o processo, desde a extração da matéria-prima até à prensagem, embalagem, armazenamento e transporte, não é aquecido a temperaturas superiores a 42 °C. Como resultado, mantém todos os seus minerais, vitaminas, aroma naturalmente delicado e de qualidade superior e pode ser designado como raw.

Óleo de coco para pele NAYANA Coconut Oil

Não podia deixar de referir este excelente produto, mas desta vez destinado ao cabelo e couro cabeludo. O óleo de coco ajuda a desintoxicar o couro cabeludo enquanto fortalece a fibra capilar; penetra no coração da fibra para nutrir e hidratar profundamente os cabelos. O óleo de coco tem um alto teor de ácidos graxos saturados (90%) e também contém vitaminas A, E e K.
Nutre o cabelo seco, torna-o mais denso, brilhante e sedoso; Restaura a coesão entre as escamas do cabelo; Reestrutura o exterior da fibra capilar e reveste o cabelo.
Protege, suaviza e nutre a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *