11 mantras Budistas para uma vida mais leve
Hi Beautis! Vida mais leve!
Mantras Budistas e uma vida mais leve!
Fico fascinada com a simplicidade dos ensinamentos Budistas. Cada vez que estudo acerca deste tema fico mais leve, e em momento algum sinto que a informação está vinculada a uma religião, sinto apenas que aquelas verdades me inspiram. Por isso, venho partilhar contigo algumas ideias que me fazem todo o sentido.
1 – Controla a tua mente: Não sejas uma vitima dos teus impulsos. Quando praticamos a serenidade nada nos tira do sério, resolvemos os problemas de uma forma mais consciente e com mais cunho próprio. Se mantiveres uma mente positiva, os problemas serão mais facilmente dissipados.
2 – Olha com amor: Muitas vezes o nosso primeiro impulso é julgar e tirar juízos de valor. Pensa que só o outro saberá o que sente, ele também é humano tal como tu.
3 – Sê dona da tua felicidade: Costumo dizer que somos responsáveis pela nossa felicidade. Evita colocar a culpa no outro. Se não estás bem numa relação por exemplo, não culpes o outro, tens sempre a possibilidade de sair dessa relação, se não o fazes, então a culpa é tua.
4 – Fica feliz pelos outros: Sentir inveja é normal, somos humanos, porém, tenta reverter esse sentimento. Buddha diz: “alegrares-te com a felicidade do outro faz com que tenhas essa felicidade no futuro também”.
5 – Desapego: “O apego é uma mente egoísta que faz com que penses só em ti mesma e não no outro, além de gerar sofrimento caso percas o que tanto estimas”. Como sabem estou num processo consciente de minimalismo. Tenho estado a desenvolver esta técnica e partilho no Youtube. Neste momento vamos no 3º episódio, poderás vê-los aqui: Episódio 1: A minha relação com o Dinheiro, Maquilhagem e Roupa; Episódio 2: Minimalismo Coisas em que não gasto mais dinheiro e Episódio 3: Minimalismo – Guarda roupa funcional.
6 – Procura pessoas do bem: Este ponto aplica-se na minha vida em várias vertentes. Detesto estar ao pé de pessoas e ouvi-las a falar mal de alguém, eu até posso concordar, mas estimular e cultivar essas práticas geram energias e sensações muito desagradáveis. Se não estou bem ao pé de alguém, por e simplesmente não estou com ela, não me faz sentido nenhum cultivar palavras depreciativas.
7 – Vai até onde der: Respeita os teus limites, se não te sentes confortável não vás! Não há pressa!
8 – Elimina a raiva: Amor gera amor, raiva gera raiva. Pratica a paciência, a compaixão e o amor.
9 – Controla as tuas expectativas: Manter um certo equilíbrio é importante. Geralmente nada acontece como espectávamos, por isso não vale a pena estar ansioso. “Tudo é impermanente neste mundo”, Um “não” agora pode se transformar num “sim” amanhã.
10 – A dor é inevitável, o sofrimento é opcional: A nossa vida é pautada de eventos, uns felizes, outros tristes. “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos; é fundada em nossos pensamentos e é feito de nossos pensamentos. “
11 – Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos: Vivemos numa cultura do ter, e não do ser. Canalizamos a nossa felicidade para coisas. Entender que já temos todo necessário para atingir a paz interna e felicidade é um ensinamento que traz tranquilidade na caminhada e evita a ansiedade.
Vou-te deixar aqui alguns filmes e documentários que me inspiram e motivam a trabalhar estes ensinamentos em mim: Eu Maior; Isso existe; e a Profecia Celestina. Trabalha e investe numa vida mais leve.
2 comentários
Miriam Curado
Adorei ❤️❤️❤️ ainda estou a aprender a ser dona da minha felicidade, mas com conselhos tão bons o meu caminho será muito mais fácil ??? Obrigada Neuza
Neuza Mariano
Que bom Miriam.
Vamos aprendendo devagarinho.
Muitos beijinhos
MUAH*