Hidrolato e Águas Florais
Cuidados do rosto

Hidrolato e Águas Florais – 9 Dicas e Benefícios para a Pele

Hi Beautis! Hidrolato e Águas Florais!

Hidrolato e Águas Florais – 9 Dicas e Benefícios para a Pele!

A água de rosas há umas décadas era um item de beleza que não faltava na penteadeira de todas as mulheres. Conheci este tónico por intermédio da minha avó. Era um produto que ela não dispensava na sua rotina de beleza, e tinha sempre stock, de forma a não faltar. Se és mais nova que eu, possivelmente desconheces este artigo de beleza, porém, posso-te garantir que era algo que estava presente em casa de todas as mulheres. É um produto de beleza com uma excelente relação qualidade preço. É muito barato, por outro lado, podes fazer a tua própria água de rosas em casa, e trás imensos benefícios para a tua pele. Vamos conhecer melhor os benefícios desta água tão simples, mas tão especial.

Porém, hoje vamos falar mais concretamente de de Hidrolato e Águas Florais. Os Hidrolatos são conhecidos por terem muitos nutrientes, que são extraídos diretamente dos vegetais. Estes, têm imensas propriedades, tais como: hidratantes, tonificantes e refrescantes. À semelhança das águas florais, podem ser usados em toda a pele, rosto e corpo.

Há registos que a Cleópatra usava água de rosas no rosto como tónico e que também se banhava nesta água. Estamos a falar de uma água que contem todas as propriedades desta flor tão especial. Os Hidrolato e Águas Florais podem ser usadas de várias formas e têm imensos benefícios. Vamos ver algumas possibilidades:

1 – Nas olheiras

Caso tenhas a zona da olheira inchada podes ter um frasquinho de água de rosas, ou de camomila sempre no frigorífico. Logo depois de acordares, humedece dois discos de algodão com esta água fresquinha e encosta-os na região dos olhos. Deixa actuar durante 5 minutos. As propriedades destas plantas, juntamente com o facto de a temperatura dos discos estar baixa, vai ajudar a desinchar esta zona.

2 – Trata o acne

Este produto vai ajudar a reduzir a inflamação causada pelo acne. Podes usar a água de Hidrolato e Águas Florais como tónico, e aplica-lo no rosto antes do teu creme diário. Já à noite o processo é o mesmo, mas aplicas antes do teu creme de noite. Para situações de acne podes optar por exemplo por: tea tree e lavanda.

3 – Fixador de maquilhagem

Existem de facto muitos fixadores de maquilhagem. Muitas pessoas usam também água termal para fixar a maquilhagem. Introduz o teu Hidrolato e Águas Florais num frasco borrifador, e após teres feito a tua maquilhagem borrifa sobre a tua pele. Deixa secar naturalmente, e repara que o teu rosto ficará com um aspecto mais natural e luminoso.

4 – Refrescante para dias de calor

É natural que em dias muito quentes sintas a tua pele muito oleosa e pesada. Para combater esta sensação, podes carregar na tua mala a tua água de rosas num borrifador, e sempre que sintas a pele pesada podes borrifa-la. Vais sentir a tua pele mais refrescada, hidratada e nutrida. Para este efeito a água de alecrim também é bastante oportuna.

5 – Para máscaras faciais

Muitas vezes quando preparamos uma máscara de argila temos de adicionar água à argila em pó, de forma a criar a pasta. Em vez da água normal poderás juntar água de rosas. Desta forma, estarás a potenciar a tua máscara de argila por exemplo. Caso pretendas ter activos clareadores, junta com a água de camomila. Caso queiras diminuir a oleosidade da pele usa a água de centáurea.

6 – Para máscaras de pano

Muitas das vezes quando usamos uma máscara facial de pano, após a sua utilização deitamos fora o pano. Da próxima vez após usares lava em água corrente e deixa secar. Da próxima vez que quiseres fazer uma máscara hidratante molha esse pano em água de rosas e aplica no teu rosto. Desta forma terás uma hidratação extra. Caso queiras combater sinais de envelhecimento usa água de lavanda.

7 – Para desmaquilhar o rosto

Num frasco vazio coloca metade de água de rosas e a outra metade enche com óleo de coco. Antes de usares agita, pois a mistura será bifásica. Este preparado irá remover com muita eficácia toda a tua maquilhagem, seja ela a do rosto, dos olhos, ou mesmo dos lábios. O óleo de coco irá facilitar imenso a remoção dos produtos mais difíceis, mesmo que sejam à prova de água.

8 – Mistura ao teu creme diário

Especialmente se o teu creme for demasiado espesso. Podes aplicar umas gotinhas da água de rosas. Esta mistura irá ajudar a manter o PH da tua pele, evita a dermatite ou comichão. Irás também sentir benefícios relacionados com sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

9 – Primário de skincare

Pois bem. Esta é uma dica muito interessante, na medida que irá potenciar os teus produtos de cuidados de pele. Muitas vezes, temos a tendência de querer despachar a rotina de cuidados de pele. E muito bem, nada de errado com isso, especialmente com manhãs apressadas. Todavia, esta dica é rápida, e irá potenciar o teu sérum, creme hidratante, e por aí em diante. Depois de lavares o teu rosto, aplica uma bruma do teu Hidrolato e Águas Florais. De seguida aplica os teus produtos habituais, como sérum, essência, creme hidratante. Para além da tua pele beneficiar das suas propriedades, será um excelente condutor. A tua pele ficará mais hidratada e luminosa.

 

Hidrolato e Águas Florais – 9 Dicas e Benefícios para a Pele Guia de Hidrolato e Águas Florais

Lavanda – É um excelente adstringente, ajuda a equilibrar a produção de água e de oleosidade da pele. É um poderoso antioxidante,  que irá actuar contra os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele. É também calmante e cicatrizante. Tem ação antisséptica e anti-inflamatória.

Rosa – É muito versátil. Limpa a pele, e tem efeito descongestionante. Devido ao seu teor de vitamina C protege a pele contra os radicais livres. Trata manchas de idade e do sol. Acalma a acne.

Hortelã pimenta / peppermint – Ajuda a aliviar inflamação da pele. Trata também problemas de pele, como eczema e psoríase.

Alecrim – Possui imensos antioxidantes, e reduz os danos causados na pele pelo sol, por exemplo. Trata manchas e rugas.

Podes encontrar Hidrolato e Águas Florais com os ingredientes supra mencionados no site da notino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.