15 de August, 2020 Cosmética Natural, Beleza e Tailândia

Barreira Cutânea – Causas dos Problemas e Como Tratar

Hi Beautis! Barreira Cutânea!

Barreira Cutânea – Causas dos Problemas e Como Tratar!

Barreira cutânea: descrição, danos e reparação

A pele, em geral, é fresca, ácida (pH baixo) e desidratada. Estruturalmente, a epiderme é uma barreira física que impede a penetração dos microrganismos patogénicos e possíveis toxinas, mantendo a humidade e os nutrientes dentro do corpo.

O microbioma da pele é composto por um conjunto de microrganismos que habitam a pele e que incluem bactérias, vírus e fungos. São habitualmente inofensivos. Um microbioma saudável constitui uma barreira cutânea protectora da pele. Quando esta barreira fica comprometida a nossa pele fica sujeita aos efeitos nefastos da entrada desses e outros microrganismos.

O resultado é vermelhidão, sensibilidade e secura, causadas pela perda de humidade e de factores de hidratação naturais.

Causas para a perda de integridade da barreira cutânea

Diversas podem ser as causas para a perda da integridade da barreira cutânea. Podem existir apenas uma ou várias combinadas das que listo em baixo.

  •  Limpeza excessiva
  • Produtos de limpeza que produzem excesso de espuma ou que tenham pH altos
  • Esfoliação, esfoliação excessiva
  • Água muito quente/água muito fria
  • Demasiada exposição solar desprotegida
  • Sabonetes que ressecam a pele
  • Produtos com álcool
  • Cloro, óleos essenciais, fragrâncias e sulfatos
  • Dieta pobre em ácidos gordos e antioxidantes
Medidas para minimizar o dano causado à barreira cutânea

Normalmente, algumas adaptações à nossa rotina são deveras importantes para conseguirmos ajudar à regeneração da nossa pele. Nesta altura, o conceito a reter é que “menos é mais”. Devemos cingir-nos ao essencial: limpeza, hidratação e proteção solar.

Até reparar a barreira cutânea é aconselhável diminuir a quantidade de produtos que integram a rotina e também suspender a utilização de alguns. Especificamente os que passo a descrever.

Esfoliantes – os esfoliantes físicos (com micro-partículas abrasivas) são os mais agressivos. Também se enquadram nesta categoria as escovas elétricas, esponjas ou aparelhos de silicone. De entre os esfoliantes químicos (ácido cítrico, ácido mandélico, ácido láctico…), um dos menos agressivo é o ácido azelaico, mas até o uso desse, nesta
fase deve ser descontinuado. Uma palavra sobre as máscaras de argila que neste período também devem ser descontinuadas por serem abrasivas e por tendencialmente ressecarem a pele. Também os discos de algodão devem ser usados com parcimónia já que se mal utilizados também causam alguma esfoliação física. Se possível usar menos, ou nenhuma, maquilhagem enquanto a barreira cutânea se regenera.

Óleos essenciais – os óleos essenciais (óleos que contenham aromas) devem ser também descontinuados nesta fase. O perfume que os acompanham e que podem trazer sensações relaxantes ou estimulantes também pode causar danos na pele já de si danificada.

Álcool – o álcool usado em formulações químicas pode ter diferentes proveniências. Assim sendo, os alcoóis de que nos devemos afastar são os alcoóis que provocam a desidratação severa da pele, mencionando apenas alguns deles: ALCOHOL, ETHANOL, ALCOHOL, METHANOL, ETHANOL, PROPANOLOL, DENATURATED ALCOHOL ou DENAT.
ALCOHOL, ISOPROPYL ALCOHOL, ETHYL ALCOHOL, SD ALCOHOL, BENZYL ALCOHOL, ISOPROPYL ALCOHOL.

Produtos que contenham estes ingredientes devem ser evitados. Nesta fase e de uma forma geral mesmo no futuro. Existem álcoois que são menos agressivos e são conhecidos como “álcoois gordos”, são exemplo deles: CETYL
ALCOHOL, CETEARYL ALCOHOL, LAURYL ALCOHOL, STEARYL ALCOHOL, LANOLIN, ALCOHOL, MYRISTYL ALCOHOL, no entanto podem causar irritação e por isso mais vale evitá-los de igual forma.

Adstringente – são ingredientes habitualmente presentes em produtos para peles oleosas, têm como efeito “contrair a pele”, incluem-se alguns tipos de ingredientes como: ALLUMINUM, CITRUS, FRAGARIA VESCA, HAMAMELIS VIRGINIANA, QUERCUS, entre outros nomeadamente na sua forma de extrato.

Activos – o uso de ativos como retinóides, AHA, BHA, vitamina C devem ser descontinuados nesta fase e apenas reintroduzidos um a um na fase posterior à reparação da barreira. O uso em excesso de um ou uma combinação excessiva destes produtos pode ter estado na origem da quebra da integridade.

Barreira Cutânea

Medidas para reparar a barreira cutânea

Em primeiro lugar a palavra de ordem é HIDRATAÇÃO! Nesta altura o mais importante para a nossa pele é manter os seus fatores de hidratação natural e hidratar com produtos que contenham listas de ingredientes curtas, sem os supracitados ingredientes. Algumas das medidas que considero úteis são:

  • Descontinuar o uso de agentes de limpeza de manhã

Lavar a pele do rosto apenas com água, morna. A pele, durante a noite, não se encontra exposta aos agressores diários, nomeadamente, sol, poluição… por isso, basta ser limpa à noite com um produto com pH baixo e que não faça muita espuma.

  • Usar tónicos, essências ou séruns calmantes SEM adstringentes, álcoois, óleos essenciais ou fragrâncias

Podem e devem ser usados tónicos, essências, serúns com texturas bastante fluídas com ingredientes calmantes e hidratantes. Este pode ser usado várias vezes antes da aplicação de um creme mais “pesado”, ou seja, por camadas. Aplicar o tónico e esperar alguns segundos até sentir a pele a absorver. Se ainda sentir a pele seca/desidratada, aplicar novamente e esperar alguns segundos e assim sucessivamente.

  • Usar produtos com ceramidas, ácidos gordos e colesterol

Estes 3 ingredientes funcionam muito bem em conjunto! Portanto produtos que os contenham aos 3 devem ser preferidos quando se trata de reparar a barreira cutânea.

  • Selar a barreira cutânea

Até agora estivemos a nutrir e a hidratar a pele, colocando produtos do mais fluido para o mais denso com todos os produtos que aplicá-mos, mas no final de tudo, de nada serve se não selarmos a pele com produtos “oclusivos”. Caso não o façamos o que acontece é que toda a hidratação se vai perder para o exterior da pele novamente (perda transepidérmica de água). Assim sendo, produtos como óleos faciais ricos em ácido linoléico (ómega-6, um
ácido gordo essencial polinsaturado): óleo de rosa mosqueta, óleo de girassol, óleo de graínha de uva, contribuem para combater a perda de hidratação.

Idealmente estes óleos devem ser sem fragrância adicionada e nas percentagens aconselhadas. Outro óleo que considero muito interessante é o óleo de esqualano (hidrocarboneto saturado). O óleo de esqualano 100% é um óleo “não-óleo”, sendo uma substância ligeiramente gordurosa mas praticamente líquida e que é absorvida pela pele muito rapidamente não deixando resíduo gorduroso. Uso muitas das vezes este óleo juntamente com o meu creme na rotina da manhã ou da noite quando quero apenas uma leve hidratação suplementar.

Quando quero uma hidratação mais “robusta” uso habitualmente manteiga de karité 100%. Pode ser espalhada por todo o rosto (olhos incluídos porque não arde) ou apenas nas zonas do rosto onde a pele fica normalmente mais seca. A manteiga de karité é incluída em algumas máscaras de noite por ser bastante espessa mas não comedogénica.

  • Usar protetor solar

Se ainda há dúvidas relativamente ao uso do protetor solar, ele deve ser usado durante todo o ano, inclusivamente se trabalharmos a partir de casa! A radiação UVA passa pelos vidros das janelas penetrando na epiderme e nas camadas superiores da derme. O uso de protetor solar é uma das medidas mais importantes para a proteção da barreira cutânea, visto o sol ser um dos maiores agressores para a pele. Depois de termos a pele hidratada e nutrida não podemos deixar de o colocar na rotina de manhã como o passo final.

Há diferentes tipos de protetores solares. Os melhores para a fase de reparação da barreira cutânea são os protetores solares inorgânicos ou minerais (com ingredientes como óxido de zinco e dióxido de titânio). São o tipo de protetor que deixa habitualmente um resíduo esbranquiçado na pele, mas podem ser passados em todo o rosto (sim, olhos incluídos).

Resultados

Os resultados desta alteração que estamos a fazer para uma rotina mais “básica” para que a pele possa regenerar-se, podem demorar entre 4 a 8 semanas a surtir efeito. E nesta fase o foco é na hidratação, nutrição da pele e proteção solar.

Ingredientes que queremos ver nas listas dos nossos produtos: Glicerina, manteiga de karité, lanolina, niacinamida <4%, NMF, ácidos gordos, triglicéridos, centella, tocoferol ou vitamina E, ácido hialurónico, ceramidas, colesterol.

Sugestão de produtos

Os produtos que sugiro são produtos aos quais fiz uma revisão da lista de ingredientes e não têm fragrância, álcool e óleos essenciais. Os produtos que uso e que aprovo marquei com *.

Limpeza de rosto

Idealmente vamos querer um produto de limpeza que não seque toda a oleosidade da pele, nomeadamente os já referidos fatores naturais de hidratação produzidos pela pele. Por isso mesmo, indico cremes de limpeza que fazem pouca ou nenhuma espuma.

Sugestão de produtos

Os produtos que sugiro são produtos aos quais fiz uma revisão da lista de ingredientes e não têm fragrância, álcool e óleos essenciais. Os produtos que uso e que aprovo marquei com *.

Limpeza de rosto

Idealmente vamos querer um produto de limpeza que não seque toda a oleosidade da pele, nomeadamente os já referidos fatores naturais de hidratação produzidos pela pele. Por isso mesmo, indico cremes de limpeza que fazem pouca ou nenhuma espuma.

 

Barreira Cutânea

La Roche-Posay Toleriane
creme suave de limpeza

O produto para a limpeza da pele La Roche-Posay Toleriane Toleriane é a escolha certa para os cuidados diários.

Propriedades: lava suavemente e cuidadosamente todo o rosto, impede que a pele fique seca, não irrita a pele.

 

Barreira CutâneaCeraVe Cleansers
emulsão de limpeza com efeito hidratante

Remoção de maquilhagem suave e sem irritação da pele? A emulsão de limpeza com efeito hidratante CeraVe Hydrating Cleanser remove eficazmente a maquilhagem e impurezas do rosto e decote sem afetar a barreira natural e humidade da pele. A textura cremosa e leve do produto deixa a pele perfeitamente limpa e hidratada.

 

Sugestão de tónicos

Barreira CutâneaBenton Snail Bee
tónico facial com extrato de caracol

A água tonificante Benton Snail Bee ajuda a limpar, harmonizar e refrescar a pele.

Propriedades: hidrata e nutre a pele, deixa a pele macia, fresca e radiante, acalma a pele de imediato.

 

Barreira CutâneaKlairs Supple Preparation
tónico hidratante para equilibrar o pH da pele sem perfume

A água tonificante Klairs Supple Preparation ajuda a limpar, harmonizar e refrescar a pele.

Propriedades: mantém o pH da pele em equilíbrio, remove as impurezas e a oleosidade da pele, hidrata e nutre a pele, acalma a pele de imediato.

 

Sugestão de hidratantes

 

Barreira CutâneaCeraVe Moisturizers
creme hidratante de rosto e corpo para pele seca a muito seca

O creme corporal CeraVe Moisturizers cuida da pele, proporcionando-lhe a nutrição necessária e hidratação de longa duração.

Propriedades: restaura o conforto e a vitalidade da pele, fácil de aplicar e absorver, não cola.

 

Barreira CutâneaBioderma Sensibio AR Cream
creme apaziguador para a pele sensível com tendência a aparecer com vermelhidão

A pele sensível precisa de cuidados especiais. Proporcione-lhe os melhores cuidados e vai sentir um verdadeiro alívio. O creme apaziguador Bioderma Sensibio AR luta contra a rosácea, reduz a vermelhidão, minimiza as veias dilatadas e acalma a pele.

Graças à patente única Rosactiv™ atua a longo prazo contra a vermelhidão passageira e intensiva causadas por influências externas (tempo, emoções, dietas, calor, etc.) e contra a vermelhidão permanente. Vai convencê-lo.

 

Sugestão óleo

Barreira CutâneaDr. Feelgood BIO and RAW
manteiga de karité

O produto Dr. Feelgood BIO and RAW cuida da pele de todo o corpo, proporcionando-lhe a hidratação necessária.

Propriedades: repara a pele seca, nutre e suaviza intensamente, hidrata a pele em profundidade.

 

Sugestão protetor solar

Barreira CutâneaAvène Sun Minéral
fluido protetor sem filtros químicos SPF 50+

O produto com o filtro UV mineral Avène Sun Minéral proporciona à pele uma proteção efetiva contra os raios solares.

Propriedades: protege a pele contra a radiação UVA e UVB, o produto é à prova de água, absorve-se rapidamente
filtros UV minerais — permanecem na superfície da pele e refletem os raios solares, hidrata intensamente.

 

Barreira CutâneaUriage Bariésun
Creme corporal e facial mineral protetor SPF 50+

O produto com o filtro UV mineral Uriage Bariésun Bariésun proporciona à pele uma proteção efetiva contra os raios solares.

Propriedades: protege a pele contra a radiação UVA e UVB, espalha-se facilmente sem deixar uma película gordurosa
o produto é à prova de água, não provoca reações alérgicas.

 

Este artigo foi escrito por @skincare.decoded
Segue pelo Instagram para estares sempre a par de assuntos de Saúde e SkinCare.

Banner
Related Posts

Cosmética de cannabis e os seus benefícios

Hi Beautis! Cosmética de cannabis! Cosmética de cannabis! Todas as plantas do nosso querido planeta terra resolvem alguma lacuna que tenhamos...

Creme Hidratante com Pérolas

Hi Beautis! Creme Hidratante com Pérolas! Creme Hidratante com Pérolas! O creme milagroso da Ásia! Se gostas de assuntos relacionados...

Protecção solar na Tailândia

Hi Beautis! Protecção solar na Tailândia! Após um Inverno rigoroso expus o meu corpo ao sol Tailandês. Previamente preparei-me para...

Chá Verde Benefícios na Pele e na Saúde – 8 dicas

Hi Beautis! Chá Verde Benefícios! Chá Verde Benefícios na Pele e na Saúde – 8 dicas! O chá verde é...

Creme de Olhos – 7º Passo Skincare Coreana

Hi Beautis! Creme de Olhos! Creme de Olhos – 7º Passo Skincare Coreana! Se gostas de assuntos relacionados com skincare,...

Cuidados com a pele no inverno: 5 dicas simples

Hi Beautis! Cuidados com a pele no inverno! Cuidados com a pele no inverno: 5 dicas simples! Sempre que as temperaturas...

Garnier Água Micelar 3 em 1

Hi Beautis! Garnier Água Micelar – 3 em 1! A Garnier Água Micelar é uma água de limpeza, que, como o próprio nome...

Óleo de lavanda – Como Usar na Pele e Cabelo

Hi Beautis! Óleo de lavanda! Óleo de lavanda – Como Usar na Pele e Cabelo! Os óleos têm propriedades muito...

Tipos e Estados da Pele – Diferenças e Como Cuidar

Hi Beautis! Tipos e Estados da Pele! Tipos e Estados da Pele – Diferenças e Como Cuidar! Cuidar da pele...

Saffee – Produtos de limpeza de rosto

Hi Beautis! Saffee! Saffee – Produtos de limpeza de rosto! Ter uma pele limpa é um passo e ritual fundamental para...

Antioxidantes na Pele – Contra o Anti-Envelhecimento

Hi Beautis! Antioxidantes na Pele! Antioxidantes na Pele – Contra o Anti-Envelhecimento! A nossa pele até pode ser mista, oleosa...

Garnier Bio – Rotina de Skincare

Hi Beautis! Garnier Bio! Garnier Bio – Rotina de Skincare! Admiramos marcas que têm como base os princípios activos da...

Centella Asiática – O segredo anti-envelhecimento

Hi Beautis! Centella Asiática! Centella Asiática – O segredo anti-envelhecimento na Ásia! A beleza asiática e os seus cuidados apoiados...

Como tirar pontos pretos profundos e Purificar os Poros – 7 Dicas

Hi Beautis! Como tirar pontos pretos profundos! Como tirar pontos pretos profundos e Purificar os Poros! Acabei por ficar mais...

Youth Lab: água micelar e creme hidratante

Hi Beautis! Youth Lab! Youth Lab – Limpeza e Hidratação! Limpar e hidratar o rosto são dois passos cruciais na nossa...

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *