4 de July, 2020 Cosmética Natural, Beleza e Tailândia

Óleo de coco no rosto? Sim, mas com Moderação!

Hi Beautis! Óleo de coco no rosto?

Óleo de coco no rosto? Sim, mas com Moderação!

De certeza que já ouviste falar das maravilhas do uso do óleo de coco no rosto. Porém, hoje trazemos-te este artigo, para que possas perceber efectivamente como deves tirar bom partido do seu uso. Pois, em algumas situações, o seu uso pode-te trazer mais complicações do que benefícios.

Posso usar óleo de coco no rosto?

Este tema é um pouco controverso, pois dependendo da situação (e do profissional), as coisas podem variar, mas vou aqui dar a minha opinião enquanto profissional da área da estética, com base nos factos que conheço. O óleo de coco é uma gordura natural (quando puro), a estas gorduras chamamos triglisseridos. Todos os triglisseridos (não só o óleo de coco, também todos os óleos vegetais como o óleo de Amêndoas doces de monoi, argan e por aí fora) são oclusivos, ou seja tapam os poros impedindo as secreções de saírem (e elas têm de sair).

Mas em contra partida todos estes óleos têm propriedades fantásticas para a nossa pele (e cabelo) como o facto de serem altamente nutritivos, hidratantes, terem poder regenerador, alto teor de vitaminas entre outros.

Então, na minha opinião, sim, toda a gente principalmente as crianças, pode usar óleos vegetais (como o óleo de coco) mas sempre com moderação. Vou dar alguns exemplos de utilização do óleo de coco, que na minha opinião se pode aplicar a toda a gente:

1- Como desmaquilhante: pois faz derreter a maquilhagem sem ser agressivo para a pele (passar o rosto por água abundante de seguida). Se juntares um pouco de açúcar crias um esfoliante de coco para os lábios.

2- Como máscara: Após a esfoliação os triglisseridos ajudam a restaurar a pele, e por ter propriedades anti-inflamatórias o óleo de coco ajuda a prevenir o aparecimento de borbulhas (caso tenhas a pele oleosa, acneica, masculina ou negra, retira com água após 30 minutos, se não, podes passar só um algodão para retirar o excesso). Há que ter em conta que isto não é uma coisa para se fazer diariamente, mas uma ou duas vezes por semana.

3- Para a pele madura: Uma pele madura (com rugas profundas e flacidez) requer um cuidado mais intenso, e por isso aplicar 3 ou 4 vezes por semana uma máscara de triglisseridos pode ajudar muito a melhorar o estado da pele (isto após a limpeza diária e retirando o excesso com um papel ou algodão depois de mais ou menos 30 minutos).

4- Para crianças (antes da adolescência): Os triglisseridos substituem ou reforçam os cremes para crianças, aplicar o óleo vegetal no corpo e rosto da criança todos os dias só tem benefícios (claro que não estou a dizer para darem banho em óleo de coco, mas aplicar um pouco com a pele húmida, faz mesmo maravilhas e evita a exposição a determinados ingredientes nocivos muitas vezes encontrados em produtos para crianças e bebés).

5- Como creme corporal: Todos nós temos pouquíssimo sebo do pescoço para baixo, e por isso aplicar um triglisserido após o banho com a pele húmida evita que a pele fique seca, desidratada e flácida com rapidez.
Chamo a atenção para o facto de caso se abuse de produtos oclusivos sejam eles naturais (como os triglisseridos e as gorduras animais) ou sintéticos (como as parafinas e vaselinas), o efeito pode ser o contrário do pretendido, a longo prazo pode deixar a pele mais desidratada.

6- Como pré protector solar: O óleo de coco e o óleo de monoi têm sfp, e por isso, em dias de pouca exposição solar é uma opção, não só mais natural mas também mais sustentável e menos nociva (para nós e para o planeta). Por exemplo, nas crianças, antes de levar as crianças ao parque num dia de verão, podes aplicar um pouco de óleo de coco, e só caso vás ficar lá muito tempo, aplicar (depois um protector solar).

Além disso, num dia de exposição solar intensa (aka típico português quando sai um raio de sol já vai torrar para a praia o dia todo), é importante colocarmos algo para proteger a nossa pele dos ingredientes do protector solar, se esse algo for óleo de coco (ou de monoi) é fantástico pois podemos aplicar o triglisserido antes de irmos para a praia e só aplicar o protector solar 30 minutos depois de estarmos expostos ao sol, é isto não só protege a saúde da nossa pele como também nos dá um bost de vitamina D (e é ótimo para o bronze).

Óleo de coco no rosto

7- Ajuda a manter o bronze: Para além da dica a cima, após o banho (depois de voltar da praia, fazer uma massagem vigorosa no corpo com um triglisserido. Neste caso aconselho a que seja um com propriedades calmantes como o óleo de Amêndoas doces) ajuda a “fixar” o bronze e a fazer com que este dure mais tempo.

8- Como base para a utilização de óleos essenciais: A grande maioria dos óleos essenciais não deve entrar em contacto directo com a pele no seu estado puro, por isso diluir uma gota de um óleo essencial num óleo vegetal é uma excelente opção para a utilização de um óleo essencial.

Por exemplo, numa pele acneica, muito oleosa, após uma máscara de argila verde aplicar uma máscara de óleo de coco com tea tree oil (uma colher de sopa de óleo vegetal e duas gotas de óleo essencial), para além de ser anti-inflamatório, anti-séptico, anti-bacteriano e Adstringente (diminui o diâmetro dos poros), é muito hidratante e regenerante.

Este artigo foi escrito pela querida Miriam Curado. Para mais informação ou marcações na zona de Lisboa segue pelo Instagram: @miriamcuradovetds

Banner
Related Posts

Esponja Konjac – Benefícios e Como Usar

Hi Beautis! Esponja Konjac! Esponja Konjac – Benefícios e como Usar! Já ouviste falar da Esponja Konjac? Se costumas pesquisar...

Saffee – Produtos de limpeza de rosto

Hi Beautis! Saffee! Saffee – Produtos de limpeza de rosto! Ter uma pele limpa é um passo e ritual fundamental para...

Barreira Cutânea – Causas dos Problemas e Como Tratar

Hi Beautis! Barreira Cutânea! Barreira Cutânea – Causas dos Problemas e Como Tratar! Barreira cutânea: descrição, danos e reparação A...

Erros que Podem Acabar com a Tua Pele – 13 Erros

Hi Beautis! Erros que Podem Acabar com a Tua Pele! Erros que Podem Acabar com a Tua Pele – 13...

Tipos e Estados da Pele – Diferenças e Como Cuidar

Hi Beautis! Tipos e Estados da Pele! Tipos e Estados da Pele – Diferenças e Como Cuidar! Cuidar da pele...

Nova linha NIVEA Creme Care Limpeza do Rosto

Hi Beautis! Novo! NIVEA CREME CARE LIMPEZA DO ROSTO! Tenho andado a testar estes dois lançamentos da Nivea. A limpeza do...

Creme olhos pele madura – Rugas, Olheiras ou Inchaço

Hi Beautis! Creme olhos pele madura! Creme olhos pele madura – Rugas, Olheiras ou Inchaço! Creme olhos pele madura! Sabes...

Essência Coreana – O 5º Passo da Skincare Coreana

Hi Beautis! Essência Coreana! Essência Coreana – O 5º Passo da Skincare Coreana! Se gostas de assuntos relacionados com skincare, certamente...

L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream – Centella Asiática

Hi Beautis! L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream! L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream – Centella Asiática! Recentemente lançamos uma série sobre a...

Creme de Olhos – 7º Passo Skincare Coreana

Hi Beautis! Creme de Olhos! Creme de Olhos – 7º Passo Skincare Coreana! Se gostas de assuntos relacionados com skincare,...

Cosmética de cannabis e os seus benefícios

Hi Beautis! Cosmética de cannabis! Cosmética de cannabis! Todas as plantas do nosso querido planeta terra resolvem alguma lacuna que tenhamos...

Manchas na pele: 6 Receitas caseiras

Hi Beautis! Eliminar as manchas na pele! Receitas caseira para eliminar as manchas na pele! Ter manchas na pele é...

Máscaras de Tecido Para o Rosto – Sabe tudo sobre!

Hi Beautis! Máscaras de Tecido Para o Rosto! Máscaras de Tecido Para o Rosto – Sabe tudo sobre! Os cuidados...

Óleo de lavanda – Como Usar na Pele e Cabelo

Hi Beautis! Óleo de lavanda! Óleo de lavanda – Como Usar na Pele e Cabelo! Os óleos têm propriedades muito...

Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *